//SAÚDE// Prefeitura aplica testes de covid-19 em todos os servidores



A Prefeitura de Serra Negra, informa a assessoria de imprensa, está realizando testes para diagnóstico da covid-19 em todos os 994 servidores públicos municipais.

A medida foi tomada depois de um acordo com o Ministério Público do Trabalho, para conhecer o perfil epidemiológico dos funcionários do Executivo que estiveram expostos ao vírus até o momento. Os testes estão sendo realizados de forma escalonada, desde 12 de setembro, nos fins de semana. 

“O teste utilizado é o rápido com marcador para IgM e IgG, que são marcadores de anticorpos produzidos pelo nosso organismo após contato com algum microrganismo agressor ou seja, o resultado do teste diz se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2”, explica a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes.

De acordo com ela, a ação tem como objetivo a testagem dos funcionários que se encontram assintomáticos para suspeita de covid-19 no momento da testagem. Isso tem a finalidade de rastrear aqueles que em algum momento da pandemia possam ter tido contato com ovírus ou estar em período recente dessa exposição. 

“Esse momento de contato com os funcionários durante o rastreamento traz também a oportunidade de reforçar as orientações sobre os cuidados de prevenção contra o novo coronavírus, bem como realizar a busca ativa de funcionários e seus familiares e encaminhá-los à atendimento médico na Unidade de Atendimento das Palmeiras”, diz a secretária.

Ele explicou que, em função da testagem em massa, pode haver um aumento no número de casos divulgados diariamente no Boletim Diário da prefeitura, mas segundo a assessoria de imprensa, será identificado quantos casos são os relacionados com os servidores, mesmo aqueles que já contraíram a covid-19 e que serão considerados curados.

“A testagem está dirigida para funcionários assintomáticos e se porventura eles apresentarem resultados positivos, serão afastados, juntamente com seus familiares, monitorados pela equipe médica da medicina do trabalho e retestados. Esse período de monitoramento permite direcionar o funcionário e familiares a atendimento médico em tempo oportuno para tratamento, caso necessário”, diz a secretária. 

Relatórios semanais

A Prefeitura de Serra Negra, informa a assessoria de imprensa, envia todas as semanas relatórios completos para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) e Ministério Público sobre as ações e gastos destinados ao enfrentamento da pandemia da covid-19.

A medida integra as ações de transparência e incentivo para a disponibilização de recursos aplicados nos municípios. É obrigação da Prefeitura também a inserção destes dados no Portal da Transparência no site oficial (www.serranegra.sp.gov.br).

No site do TCE/SP (painel.tce.sp.gov.br) também é possível acompanhar esse monitoramento. A ferramenta é atualizada a cada 30 dias, após o encerramento de cada mês.

O público tem acesso, na forma de gráficos e de dados segmentados por município, ao valor total repassado pelos governos federal e estadual, à quantidade de recursos empenhada para uso de cada administração, e aos quantitativos destinados às áreas da saúde com a construção e melhorias nos equipamentos. 

Comentários