//POLÍTICA// Toco declara apoio à candidatura Vitale: "Fui traído"

Ricardo Fioravanti, o Toco: "Achei melhor não dividir ainda mais as oposições"


O Partido Democrático Trabalhista (PDT), do vereador Ricardo Fioravanti, o Toco, declarou apoio à chapa Júnior Vitale e Roberto Suman, da coligação PSD, Solidariedade e Podemos, às eleições majoritárias de Serra Negra.

A decisão, anunciada ontem será confirmada na convenção do PDT que será realizada nesta quarta-feira, 16 de setembro, coloca fim a negociações que se arrastavam, segundo o vereador, há mais de quatro anos com o empresário Kiko Gianotti (PV), que decidiu compor uma chapa majoritária com o também empresário Marco Bueno, pela coligação PV/Republicanos/Avante.

A intenção de Toco era disputar as eleições majoritárias de Serra Negra desde 2016, quando tentou compor uma chapa com Gianotti, que na última hora, segundo ele, desistiu para se coligar com o PSD, de Júnior Vitale.

Toco diz que novamente foi excluído das negociações nessas eleições. “Fui traído, excluído do processo da chapa que estava certa e achei melhor não dividir ainda mais a oposição para que a gente tenha chance de ganhar”, afirmou o vereador, explicando o apoio do PDT a chapa Júnior Vitale e Roberto Suman, confirmada em convenção realizada na segunda-feira, 14 de setembro.

As conversas com Gianotti para a composição com Toco de uma chapa majoritária com de oposição em 2020 vinham sendo mantidas nos últimos quatro anos, segundo o vereador.

As conversas, segundo ele, se iniciaram logo depois da derrota de Kiko Gianotti e Júnior Vitale em 2016 para Sidney Ferraresso e Rodrigo Magaldi, ambos do Democratas (DEM), partido que comanda a situação na cidade há 12 anos.

“Durante esses quatro anos Kiko Gianotti vinha alimentando que não abria mão de eu sair com ele. Depois, ele acabou fechando com o Marco Bueno, que foi o cara que rachou a eleição dele na campanha passada”, explicou Toco.  

O vereador esperou até o último momento um contato de Gianotti. “Até o presente momento não deu satisfação”, afirmou logo após declarar seu apoio a Vitale.

Kiko Gianotti disse ao Viva! Serra Negra que o apoio do PDT à chapa Júnior Vitale e Roberto Suman é uma decisão do partido. “Quanto a ele [Fioravanti] apoiar esse ou aquele grupo isso é uma decisão deles, PDT”, afirmou.

Segundo o empresário “houve sim estratégias políticas nesse tempo que seria muito longa [sic] para descrever”, afirmou. Ele negou que teria recuado de um possível acordo com Toco. “Essa frase 'você recuou' não existe”, afirmou Gianotti.

O impasse entre Kiko e Toco dividiu o trio de vereadores da oposição, Ricardo Fioravanti, Leandro Gianotti Pinheiro (PV) e Roberto Almeida (Republicanos), chamado de "Trio Esperança" nas sessões da Câmara, onde invariavelmente seus requerimentos ao Executivo e projetos são rejeitados pela maioria da oposição.

Os vereadores Pinheiro e Roberto apoiam a dupla Kiko Gianotti e Marco Bueno. Os dois vereadores são candidatos à reeleição a uma vaga na Câmara.

Toco, que inicialmente não tentaria a reeleição, será novamente candidato às eleições proporcionais, segundo ele, devido a compromissos com o partido.

“Também não queria ser mais candidato a vereador, mas acabaram me convencendo”, afirmou. Para o PDT, segundo ele, sua candidatura este ano dará sequência ao trabalho do partido na cidade nos últimos oito anos em que ele ocupou uma cadeira na Câmara.

A coligação Kiko Gianotti e Marco Bueno (PV, Republicanos e Avante) deverá ser confirmada nesta quarta-feira, 16 de setembro, na convenção conjunta dos partidos, às 20 horas, no Espaço Infinito.

Na quarta-feira, 16 de setembro, será realizada a convenção do DEM, às 18 horas, no Palácio Primavera, durante a qual deverá ser confirmado o nome do ex-prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid, para encabeçar a chapa às eleições majoritárias.

Elmir Chedid já participou, na segunda-feira, 14 de setembro, da convenção do PSC e PTB. O nome do candidato a vice-prefeito na chapa da situação ainda não estava definido até a manhã desta terça-feira, 15 de setembro.

Comentários