//POLÍTICA// Serra Negra já vive clima de campanha eleitoral



As duas próximas semanas serão decisivas para as eleições municipais de Serra Negra. Até meados do mês, todos os partidos com diretórios no município já terão realizado suas convenções para escolher os candidatos às eleições proporcional e majoritária deste ano.

Adversários na oposição em 2016, os empresários Kiko Gianotti (PV) e Marco Bueno (Republicano) conseguiram finalmente chegar a um acordo para a disputa das eleições majoritárias.

Provavelmente encabeçada por Kiko Gianotti, disputando a prefeitura, e Marco Bueno, candidato a vice-prefeito, a chapa nascerá da coligação entre PV/Republicanos/Avante.

A informação sobre o acordo para a formação dessa chapa da oposição foi o principal assunto da política local nas redes sociais do município ao longo da semana passada. Com receio de implicações jurídicas devido à legislação eleitoral, os empresários evitaram comentar o assunto.

Correligionários dizem que ainda será definido quem encabeçará a chapa. A coligação PV/Republicanos/Avante deverá ser oficializada na convenção conjunta dos três partidos, marcada para 16 de setembro, às 20 horas, no Espaço Infinito.

O objetivo agora é tentar conquistar o apoio de Júnior Vitale, do Partido Social Democrático (PSD), que já disputou duas eleições anteriores e pretende encabeçar uma chapa com o empresário Roberto Suman de Godoi, proprietário do Chopp 40, de vice, numa coligação PSD/Solidariedade/Podemos.

Correligionários da chapa Kiko/Bueno, esperam contar com o apoio de Vitale para fortalecer a oposição ao grupo político que administra a cidade há 12 anos, liderado pelo partido Democratas (DEM), do deputado estadual Edmir Chedid e seu pai, Jesus Chedid, prefeito de Bragança Paulista.

“Nosso grupo quer ter o apoio dele, pois é uma pessoa inteligente com garra, e precisamos de pessoas assim para mudar questões em Serra Negra”, disse um correligionário da chapa Kiko/Bueno, que preferiu não se identificar.

Questionado sobre a possibilidade de abrir mão da disputa para apoiar a dupla Kiko/Bueno, Vitale afirmou que “sua chapa será apresentada na convenção e que possíveis apoios serão discutidos na coligação”.

A convenção conjunta do Partido Social Democrático (PSD), o Solidariedade e o Podemos será no dia 14 de setembro, às 20 horas, no Paladium Hotel.

A desistência da chapa Vitale/Roberto é considerada muito improvável por políticos experientes da cidade. “A dupla é forte”, avalia um político de grupo adversário.

Vitale já tem um eleitorado consolidado e Robertinho, como é chamado o provável candidato a vice-prefeito, é muito conhecido na cidade por ter tido uma carreira no setor bancário, além de familiares e amigos que residem na área rural.

Situacionistas indefinidos

A chapa da situação será definida na convenção do DEM, marcada para 15 de setembro, às 18 horas, no Palácio Primavera. O DEM deverá integrar uma coligação com o PSC e PTB, que farão suas convenções no dia 14 em diferentes horários.

Correligionários do grupo político liderado pelo DEM dizem que ainda há muitas indefinições em relação à chapa. A dupla Kiko Gianotti/Marco Bueno, admite um integrante do DEM, complica a situação do grupo, que já está politicamente desgastado por três gestões consecutivas.

Nos bastidores políticos, até a semana passada, o nome mais cotado para encabeçar a chapa do DEM era o do empresário Elmir Chedid, ex-prefeito de Serra Negra e irmão gêmeo do deputado Edmir Chedid. O ex-prefeito Antônio Luigi Ítalo Franchi, o Bimbo, seria o candidato à vice-prefeitura.

Correligionários avaliam que a situação política do grupo que administra hoje a cidade é frágil, em virtude da baixa popularidade da atual administração e em especial do prefeito Sidney Ferraresso (DEM).

Os dois nomes cogitados nas últimas semanas para compor a chapa da situação reúnem, na avaliação de correligionários, maiores chances de vitória nas urnas, do que a tentativa de reeleição de Ferraresso. 

No entanto, uma das dificuldades enfrentadas para o lançamento de um integrante do clã Chedid às eleições majoritárias parece ter origem em questões familiares. O empresário Elmir Chedid não estaria disposto a fazer um “sacrifício” em benefício da família. “Está tudo ainda indefinido”, afirmou um correligionário.

Outros partidos

A convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) de Serra Negra será dia 11 de setembro, às 19 horas, em sistema remoto. Entre os assuntos deliberados estão a participação nas eleições municipais e a escolha dos candidatos às eleições proporcional e majoritária. O partido já decidiu que não fará coligações nem lançará candidato a prefeito. O PT local está em processo de reorganização - seu atual diretório foi eleito há cerca de um ano.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizará sua convenção, no dia 16 de setembro, às 18 horas. 

O PSOL deverá definir esta semana a data da convenção do partido para deliberar sobre as eleições municipais de Serra Negra.

Até agora a única chapa às eleições majoritárias definida é a de Eduardo Canhassi/Márcio Marchi, do Patriota, que se apresenta como representante do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa eleitoral do município.

Os políticos serranos, ao que tudo indica, vão deixar de fora da campanha eleitoral as questões nacionais, como a crise econômica, o desemprego, teto de gastos e queda de arrecadação, embora esses temas tenham impacto direto nos cofres municipais e, consequentemente, nas políticas públicas da cidade.

“Nosso foco é Serra Negra e acreditamos que seja positivo ter um bom relacionamento com os governos federal e estadual”, afirmou em off um dos pré-candidatos à prefeitura de Serra Negra. Se há um consenso entre políticos da situação e da oposição, é o apoio a Bolsonaro e às medidas econômicas neoliberais do governo federal.

Comentários