//ECONOMIA// Número de empresas na cidade cresce só 8,3% em dez anos



O número de empresas em Serra Negra cresce num ritmo muito menor do que a média dos municípios do Estado de São Paulo, da região de Campinas e de cidades turísticas como Socorro e Campos do Jordão.

Serra Negra tinha 1.234 estabelecimentos formais em 2018, aumento de 8,3% em relação a 2008. 

Esse crescimento é inferior ao registrado no município de Socorro, que teve um acréscimo de estabelecimentos comerciais de 31% no período, e do registrado em Campos do Jordão, que apresentou um aumento de 18,6%.

O aumento de empresas em Serra Negra é inferior também ao da região de Campinas, que teve aumento de 24,4% no número de estabelecimentos comerciais e do Estado de São Paulo, que apresentou crescimento de 18,6% em uma década.

Entre as áreas pesquisadas, Serra Negra superou apenas o município de Brotas, que ampliou o número de estabelecimentos comerciais em 5,7% em dez anos.

Os dados foram levantados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da USP, contratada pelo Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) SP para fazer um estudo socioeconômico do município.

A pesquisa revela que em 2018 havia 22 habitantes para cada estabelecimento formal. Na região de Campinas foram estimados 42 habitantes por empresa. 

Há preponderância dos setores de comércio e serviços no município. Os estabelecimentos comerciais representam 37% do total. Os de serviços equivalem a 37,8%.

A agropecuária responde por 11,8% dos estabelecimentos. A indústria corresponde a 10% e a construção civil a apenas 2%.

Serra Negra tem mais microempresas do que a média dos municípios da região de Campinas. As microempresas de Serra Negra correspondem a 92,1% do total. A média registrada nos municípios da região é de 82,4%.

Foram registradas apenas duas grandes empresas no município, provavelmente bancos. Ao longo da década, a maior parte dos estabelecimentos comerciais criados são microempresas.


Empregos 

Serra Negra criou menos empregos do que a média da região de Campinas e do Estado de São Paulo.

O número de postos de trabalho formal cresceu 10,3% entre 2008 e 2018 no município. O crescimento médio na região foi de 22,2% e no Estado de 13,1%.

Serra Negra tem 6.393 vínculos formais, o equivalente a 28% da população de 15 anos ou mais numa população estimada na época da pesquisa em 22.827 habitantes.

A maior concentração dos empregos está no setor de serviços (34,5%), seguido pelo comércio (29,4%). As lojas empregam mais do que a média do comércio na região. Os empregos ofertados pelo comércio na região de Campinas equivalem a 20,8% dos estabelecimentos comerciais da região.

As microempresas são também as principais empregadoras. Elas empregam 43,4% da mão de obra formal do município. As pequenas empresas absorvem 24,4% dos trabalhadores formais da cidade. As médias empresas 14,3% e as grandes 17,9% dos trabalhadores formais.

O Viva! Serra Negra está divulgando em etapas as informações coletadas pelos técnicos da Fipe no município, que serão utilizadas pelo Sebrae para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Local (PDL) de Serra Negra. 

Comentários