//CIDADE// Turismo é visto como principal vocação econômica de Serra Negra



Turismo, comércio, eventos e produtos agrícolas de base familiar são as vocações econômicas de Serra Negra citadas pelos entrevistados do estudo socioeconômico realizado no município pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo.

A indústria não aparece entre as atividades econômicas citadas pelos entrevistados como segmento com potencial de desenvolvimento no município.

O turismo foi citado como o setor mais tradicional da atividade econômica de Serra Negra. Comércio, eventos e produtos agrícolas de base familiar são os segmentos considerados com potencial, segundo os entrevistados.

O estudo realizado pela Fipe vai servir de base para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDL) pelo Sebrae, que começa a ser discutido a partir desta semana por técnicos, comerciantes e lideranças empresariais de Serra Negra.

Na conclusão do levantamento, cujos dados estatísticos levantados o Viva! Serra Negra apresentou ao longo da semana passada, técnicos da Fipe apresentam alguns gargalos e desafios.

O estudo apresenta três vantagens vocacionais do município na área do turismo. Uma delas é o ecoturismo, considerado com grande potencial e que tem como diferencial o balonismo.

Outra vantagem é o turismo rural, que está em desenvolvimento com foco nas propriedades produtoras de café.

O estudo aponta ainda o turismo mais tradicional, baseado nas águas minerais, além do turismo gastronômico e comercial.

A pesquisa destaca ainda a infraestrutura disponível no município para abrigar eventos, incluindo os de grande porte, e a proximidade da região de grandes centros, como Campinas e a capital paulista.

A cidade carece, no entanto, de planejamento e coordenação, além de capacitação de mão de obra e de investimentos para promover um ciclo de crescimento virtuoso, aponta o estudo.

O trabalho cita ainda a necessidade da promoção de eventos e o aprimoramento dos mecanismos de participação e decisão do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Comentários