//CIDADANIA// "A prática de esportes pode ajudar a melhorar Serra Negra"

Martha Dallari: "Viver numa cidade que nos acolhe nos traz felicidade"

No dia em que Serra Negra completou 192 anos, na quarta-feira, 23 de setembro, o Serra Negra na Roda, uma iniciativa da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, entrevistou a doutora em Educação pela USP, treinadora e maratonista esportiva, Martha Maria Dallari.

Autora da tese de doutorado “Corrida de rua: um fenômeno sociocultural contemporâneo”, Martha, integrou a ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, do Ministério do Esporte, além de ter ocupado outros cargos públicos, como o de vice-presidente Financeira da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo.

“Estar aqui num dia de festa é mais um motivo para eu estar feliz, além de estar ligada à casa que tem o nome do meu pai [Dalmo de Abreu Dallari], que me ensinou muito sobre essa questão da cidadania”, afirmou Martha.

Ela lembrou que esporte tem a ver com cidadania e cultura. “É uma questão sociocultural, de como é importante a gente inserir o esporte na sociedade. Se a gente junta a questão da cidadania no aniversário da cidade, o esporte e a atividade física nos fazem sentir donos da cidade”, ressaltou.

Viver em uma cidade que nos acolhe, disse, traz felicidade, "e a felicidade torna as pessoas mais produtivas".

“Viver em lugar que você não gosta, onde você conta as horas para ir embora, certamente isso não é saúde, isso cria uma ansiedade, um mal-estar, o que é lamentável. Nada melhor do que falar de um lugar querido, no dia do aniversário, falar sobre formas para a gente se tornar ainda mais ligado a essa cidade”, afirmou.

Ela disse que vê Serra Negra como uma cidade muito preocupada com o turismo, mas que ganharia muito se seus moradores fossem praticantes de atividades físicas. 

Segundo ela, Serra Negra está ligada a um conceito antigo de saúde, que é a ausência de doença. Ela exaltou as qualidades da cidade, como seu clima, o ar puro, as montanhas e a tranquilidade. "Tudo isso é positivo", disse, mas hoje, explicou, se tem um conceito diferente sobre a saúde, que engloba o bem-estar físico, mental e social. 

"A gente poderia expandir essa questão da saúde - Serra Negra não iria só vender a saúde, mas praticar a atividade física e portanto iria buscar a saúde também dos seus moradores", afirmou.

Serra Negra, avaliou, é uma cidade ideal para eventos esportivos, mas eles, segundo Martha, têm de ser realizados de forma a envolver a população e para isso os cidadãos têm de ser incentivados a praticar esportes e a ocupar os espaços públicos.

“O evento esportivo é interessante, mas certamente a possibilidade de as pessoas praticarem é muito interessante também”. Ela citou exemplos de locais em que os eventos estão associados à prática do esporte.

“Na Argentina, sempre que você tem uma prova para o adulto, tem uma prova para as crianças. Portugal tem uma tradição muito forte de corrida de rua. Na véspera da Maratona de Lisboa, eles têm uma corrida só de crianças. Outro evento interessante deles é a corrida avós e netos. Eles têm de chegar juntos”, citou. “Os eventos não precisam ser tratados como uma coisa para os atletas, mas para todos”, acrescentou.

Martha lamentou o fim do Ministério do Esporte, que provocou a desarticulação de todo o trabalho na área esportiva que vinha sendo realizado no país desde o início dos anos 2000.

“Na hora que a gente desarticula o Ministério do Esporte, a gente anda para trás nos eventos que a gente tinha. O Bolsa Atleta contribuiu enormemente para a formação de atletas, viabilizou a formação de atletas”, ressaltou.

Se os seus moradores se dedicarem à atividade física, Serra Negra, salientou Martha, vai ficar ainda melhor. “A tradição italiana, forte na cidade, é de um bom prato. Nas maratonas espalhadas pelo mundo, na véspera todos jantam macarrão... Serra Negra não teria problemas com isso, dá para hospedar, receber bem e se as pessoas na cidade praticarem uma atividade física, tudo fica melhor”, concluiu.

A seguir, a íntegra da entrevista:



Comentários