//SAÚDE// Serra Negra vai oferecer serviço de telemedicina em caráter experimental


O serviço de teleconsultas por meio do TeleSUS, será oferecido em Serra Negra, em caráter experimental, a partir de setembro, para quem é cadastrado na Unidade de Saúde Dr. Firmino H. Cavenaghi. 

“O paciente que deseja ter esse atendimento, vai ligar na unidade, agendar o dia da teleconsulta e, na data marcada, o médico responsável vai estar disponível para o atendimento”, explica a enfermeira articuladora da Central de Regulação e Agendamentos, Thais de Moura Pereira. Ela ressalta que o serviço não vale para casos de urgência e emergência.

O atendimento, inicialmente, será  às quintas-feiras, no período da tarde. A primeira profissional a ser cadastrada na plataforma é a médica  Vanessa Vilela de Oliveira, que avaliou como positiva a iniciativa. “Antes mesmo da pandemia, estava sendo muito discutida a possibilidade de autorizar o teleatendimento, a telemedicina. A pandemia vem reforçar essa necessidade, porque reduz o risco do paciente estar em contato com alguma doença, em especial aqueles do grupo de que não devem sair muito de casa”, disse.

No dia agendado, a médica vai fazer o contato com o paciente e saber qual ferramenta ele prefere (mensagens, chamada telefônica ou de vídeo). Depois, será feita a confirmação de dados e informado todo o atendimento no sistema do TeleSus. “O prontuário, o histórico, a indicação de medicação, tudo é inserido na plataforma. Até mesmo a receita médica, caso necessária, fica ali arquivada para acompanhamento”, explica Vanessa, que lembra que nos casos de medicamentos, a receita já estará na farmácia da unidade para que o paciente possa retirá-la.

De acordo com a médica, a consulta virtual permite resolver questões como renovação de consultas, avaliar resultado de exames de rotina (que o paciente pode enviar pelo aplicativo), verificar se a queixa do paciente realmente exige atendimento presencial e, até mesmo pela fisionomia (se for uma videochamada). “Pelo interrogatório que fazemos de todos os sintomas, para detectar o quadro clínico, já podemos saber qual diagnóstico vamos checar, qual exame vamos precisar pedir, tudo isso sem o paciente precisar desrespeitar o distanciamento social e os cuidados com a própria saúde”, informou Vanessa. Todo o processo possui certificado digital, para manter a segurança e privacidade das informações.

Se houver demanda, o projeto será estendido para outras unidades de saúde e os horários de atendimento serão ampliados. E essa avaliação, de acordo com Thais, será semanal. “Depende de a população aceitar e aderir. Como muitos aprenderam a mexer em celular, durante a pandemia, acreditamos que haverá um público expressivo”, comenta.

Os interessados já podem ligar para agendamentos no telefone (19) 3842.2622 e informar que é para a TeleConsulta.

Não haverá interação com o paciente por meio do aplicativo de mensagens em outros horários, que não da consulta. Não serão respondidos questionamentos feitos fora do atendimento médico.

O TeleSUS é um serviço do Ministério da Saúde para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que disponibiliza consultas virtuais nos postos de saúde de Atenção Primária. Dessa forma, o SUS pretende prosseguir com o acompanhamento de vários pacientes de doenças crônicas, mantendo o distanciamento social para evitar a propagação do novo coronavírus.

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.