//PANDEMIA// Prefeitura de Serra Negra confirma 1ª morte por covid-19


O vice-prefeito de Serra Negra, médico Rodrigo Magaldi (DEM), informou nesta terça-feira, 25 de agosto, por meio de vídeo em sua página do Facebook, que o município registrou a primeira morte por covid-19, "um senhor de 77 anos [76 anos, segundo o boletim da Secretaria da Saúde], diagnosticado na unidade do Alto das Palmeiras, internado no Hospital Santa Rosa de Lima e transferido para o Irmãos Penteado, em Campinas, onde veio a falecer", como disse na gravação.

Magaldi informou ainda que há outro paciente com covid-19 internado em UTI. "A guerra continua, como tenho dito constantemente", afirmou. Em seguida, fez um apelo à população: "Não deixe as notícias ruins, principalmente as fake news, tomarem conta de seu Facebook." 

Ele aproveitou para desmentir que tenham havido mais duas mortes por covid-19 na cidade, como consta no portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), que disponibiliza informações e dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos e óbitos. 

Segundo o vice-prefeito, embora a causa desses dois óbitos tenha sido registrada no cartório como covid-19, os resultados dos testes mostraram que eles foram provocados por outras doenças.

O boletim da Secretaria da Saúde desta terça-feira, além do óbito, informa que mais um caso de covid-19 foi registrado em Serra Negra, elevando o total, desde o início da pandemia, para 135 casos. Há ainda 66 casos suspeitos. Nove pacientes se encontram em isolamento domiciliar e dois internados em hospital, um deles, como informou o vice-prefeito, em UTI.

Nesta terça-feira, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde,pela oitava vez desde o início da pandemia, o Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 400 mortes provocadas pelo novo coronavírus em apenas um dia. Nas últimas 24 horas o Estado contabilizou 407 óbitos provocados pela doença, somando agora 28.912 mortes. O número de mortes e de casos costumam ser maiores às terças-feiras porque há um represamento de dados nos fins de semana.

Já o total de casos confirmados somou hoje 765.670, com 9.190 deles contabilizados nas últimas 24 horas. Até o momento, 579.467 pessoas estão recuperadas.

Há 11.549 pessoas internadas em todo o Estado em casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, sendo 5.090 em estado grave. A taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) está hoje em 55,2% no Estado e em 53,2% na Grande São Paulo.

Comentários