//OPINIÃO// O difícil papel do jornalista no período eleitoral


Salete Silva

O Brasil entrou em ritmo de campanha eleitoral. As eleições deste ano serão atípicas devido à pandemia do novo coronavírus. Haverá menos ações presenciais e mais uso das plataformas digitais. Sem saber qual será o impacto dessa nova realidade nas urnas, os políticos já colocaram as campanhas nas ruas ou nas redes.

Até o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), entrou na onda. Embora as eleições presidenciais sejam apenas daqui dois anos, ele percorre o país na tentativa de melhorar sua popularidade, visitando em especial os brasileiros que se beneficiaram do auxílio emergencial de R$ 600, que nem foi ideia dele, mas que serviu de alento a quem ficou sem renda nesta maior crise econômica global do século.

A ações do setor público nas esferas de governo municipal, estadual e federal estão sendo norteadas pelos interesses políticos e pressionadas pela oposição, que agora vai usar todas as suas pedras contra a vidraça, que se defenderá a todo custo para permanecer no poder. 

Cabe à imprensa o papel crucial neste momento de levar informação ao eleitor. O Viva! Serra Negra é um veículo de informação sem compromisso financeiro, seja com o setor privado ou público. Seu compromisso é com o leitor.

Manter a independência jornalística é o maior desafio  para os profissionais da imprensa. E não tem sido diferente para os editores do portal do Viva! Serra Negra. Os ataques e críticas às publicações vêm de todos os lados, seja do setor privado ou público. Eu mesma fui alvo de críticas e até ameaças por priorizar a isenção jornalística do portal em detrimento de interesses públicos e particulares.   

As reportagens têm sido produzidas com o cuidado de reproduzir sempre os dois lados da informação. Além disso, o portal oferece espaço de forma indiscriminada a todos os políticos de Serra Negra, independentemente de seus posicionamentos, desde que não seja, claro, para defender ideias preconceituosas, racistas, misóginas e fundamentalistas, entre outras que só contribuem para o retrocesso econômico e social do município e do país.

O Viva! Serra Negra é um portal progressista, lançado com o principal objetivo de dar voz aos cidadãos serranos e fomentar uma discussão saudável, construtiva e em especial inclusiva, ou seja, oferecendo espaço à parcela da população com pouco ou nenhum acesso às autoridades públicas e aos agentes econômicos.

Todas as reivindicações, reclamações e informações que chegam à nossa redação são transformadas em reportagem. E assim será durante a campanha eleitoral independentemente dos interesses políticos e econômicos que norteiam ações e campanhas de partidos políticos e candidatos.

As informações continuarão sendo checadas e averiguadas, com o objetivo único de levar a informação ao leitor de maneira civilizada, respeitosa e em especial contemplando sempre os dois lados da notícia. 

Só assim é possível contribuir para promover a reflexão necessária da sociedade serrana sobre o voto consciente nas urnas e a eleição de candidatos com programas de governo realistas e criativos, não apenas promessas que jamais serão cumpridas no pós-pandemia, quando os cofres públicos vão estar esvaziados pela crise econômica e queda na arrecadação.

Comentários