//MEIO AMBIENTE// Bioparque Serra Negra abre em outubro, unindo ecoturismo e conservação

O Bioparque Serra Negra vai ocupar uma área de 28 hectares no bairro da Serra de Baixo

A cidade deverá ganhar em outubro um presente especial, com a abertura do Bioparque Serra Negra, uma área de 28 hectares no km 15 da Estrada Municipal Amatis José Franchi, no bairro da Serra de Baixo, coberta por vegetação nativa, onde o visitante poderá encontrar animais de vida livre, como macacos-sauá, tatus, maritacas, gaviões, anus, gralhas, pererecas e serpentes de diversas espécies.

O Bioparque vai oferecer visitas guiadas por biólogas ao longo de trilhas na Mata Atlântica, nas quais se poderá compreender os diferentes processos ecológicos desse bioma e conhecer a fauna da região, entendendo suas interações com o meio e com outros organismos. A visita terá duração aproximada de duas horas e caráter dinâmico: o visitante, juntamente com as guias, poderá compartilhar experiências, tirar dúvidas e debater sobre assuntos relacionados à conservação. 

O veterinário Daniel Chabu é o idealizador do empreendimento

O Bioparque é uma iniciativa de Daniel Chabu, veterinário com pós-graduação em reprodução e comportamento animal, especializado em animais selvagens. Daniel veio de São Paulo, está morando em Serra Negra desde o início do projeto, há quatro anos, na propriedade do empreendimento, da própria família. 

A ideia de criar o Bioparque nasceu, diz ele, da percepção da enorme necessidade de pesquisa e conservação da natureza e da lacuna existente entre esse entendimento e a conscientização geral da população. "Ele surge então como uma ferramenta para preencher essa falha, possibilitando a geração de conhecimento e a aproximação do público em geral para o que é conservação e pesquisa de fato", afirma. "Nossa meta é desenvolver um parque diferenciado, aliando ecoturismo e conservação, servindo então de inspiração para outros empreendimentos."

"Iremos trabalhar com diversas frentes: turismo geral, escolas e desenvolvimento profissional e pessoal", diz Daniel. "Temos uma característica educacional forte, aplicada às escolas, mas também queremos atrair os turistas que visitam a região, dando a eles uma oportunidade de conhecer a natureza mais intimamente e aprender sobre ela."

Várias espécies de animais nativos poderão ser observados

No Bioparque o visitante terá a oportunidade de vivenciar um ecossistema funcional, de Mata Atlântica, enxergando seus integrantes e interações. Dentre esses, informa Daniel, estão diversas espécies de plantas e animais nativos, suas relações ecológicas, estruturas do ambiente, como nascentes, corpos d'água, e áreas com diferentes estágios de regeneração florestal.

O veterinário explica que o Bioparque trará uma oportunidade de lazer e educação para a população local e para os que visitam a região. E, seguindo a tendência cada vez maior da procura por atividades de ecoturismo, também poderá ser uma importante fonte de atração de turistas para o município.

"Somos um empreendimento 100% privado e dessa forma dependemos da ajuda de nossos visitantes para podermos desenvolver nossas ações de conservação, pesquisa e educação", diz. As fontes de receita serão basicamente a cobrança de ingressos e a venda de produtos na loja do parque.

Daniel explica que para concretizar um empreendimento como o Bioparque Serra Negra foi necessário obter diversas licenças, como por exemplo o licenciamento ambiental pela Cetesb, a homologação pelo Ibama/Defau para o manejo de fauna, autorizações do ICMBio com relação à pesquisa e coleções biológicas, além das licenças padrão, como o alvará da prefeitura e o dos bombeiros. 

Visitas guiadas já podem ser agendadas

A pandemia do covid-19 adiou a abertura do parque, que está agora prevista para o dia 10 de outubro. "Abriremos somente para as visitas monitoradas, em grupos limitados e já é possível agendá-las, entrando em contato com a gente", diz Daniel.

No pós-pandemia, informa, o Bioparque Serra Negra funcionará normalmente, com visitação pública, visita monitorada e atividades extras. "Vale ressaltar", diz Daniel, "que o parque é um lugar aberto e sem ocorrência de aglomerações". 

SERVIÇO

Facebook: bioparqueserranegra

Instagram: @bioparqueserranegra

Site: www.bioparque.eco.br

Loja: www.bioparque.eco.br/loja

e-mail: contato@bioparque.eco.br

Telefone: (19) 99747-8125

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.