//EDUCAÇÃO// Vereadores querem adiar retorno das aulas na rede municipal


A Câmara Municipal de Serra Negra aprovou, por unanimidade, na segunda-feira, 17 de agosto, um requerimento solicitando à prefeitura informações sobre quais são as medidas de apoio que vai oferecer às funcionárias públicas, em especial da educação, convocadas a retornar ao trabalho e que não têm com quem deixar seus filhos.

Na próxima segunda-feira, 24 de agosto, devem retornar ao trabalho as assistentes de professora e outras servidoras da educação. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Serra Negra, devem retornar ao trabalho atendentes e assistentes que atuam na manutenção dos prédios escolares, na organização das salas de aula e na preparação de algumas atividades e jogos, entre outras ações para quando os alunos retornarem presencialmente.

Vereadores da oposição e também da situação se mostraram contrários ao retorno das servidoras públicas. Além de não terem com quem deixar os filhos, os vereadores consideram que o risco de contaminação entre elas ainda é muito alto.

Os vereadores alegam que muitas mães não querem deixar os filhos com os avós porque consideram alto o risco de transmissão pelas crianças. Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, descobriram que as crianças carregam uma carga viral do Sars-CoV-2 (novo coronavírus) muito mais alta do que se pensava, principalmente nos primeiros dois dias de infecção, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira, 20 de agosto.

O presidente da Câmara, Wagner Del Buono, lembrou que algumas diretoras e professoras foram contaminadas pelo covid-19. O vereador Renato Giachetto chegou a sugerir a assinatura pela Câmara Municipal de uma moção de apelo ao prefeito Sidney Ferraresso para que os professores não retornem às aulas neste momento.

“Que não se fique preocupado em passar de ano, em ter conteúdo. Precisamos passar essa fase sem aglomeração. Imagine colocar várias professoras. Depois dessa fase a gente vê como vai ficar o ano letivo”, afirmou.

Os professores continuam trabalhando no sistema remoto com um plantão presencial por semana para atender aos pais. Ainda não há uma data definida para o retorno das aulas presenciais em Serra Negra.

A assessoria de imprensa informou que a Secretaria de Educação está desenvolvendo protocolos de prevenção em parceria com a Secretaria de Saúde do município e com o governo do Estado de São Paulo.

“Os professores estão ministrando atividades online em formato de vídeo via grupos de WhatsApp com os pais dos alunos de cada uma das salas de aula”, informou a nota da assessoria de imprensa.

Comentários