//CULTURA// "Esta Gente Serrana" mostra um pouco da história da cidade


A Casa da Cultura e da Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, mantida pelo Diretório Municipal do PT de Serra Negra, colocou em sua página do Facebook parte das fotos da exposição "Esta Gente Serrana", montada para a inauguração do local, no início do ano.

As atividades presenciais da Casa da Cultura tiveram de ser encerradas temporariamente por causa da pandemia de covid-19, mas os projetos estão sendo retomados gradativamente.

Um deles é o programa semanal (quartas-feiras, 20 horas, na página do Facebook e canal do Youtube do PT serrano) "Serra Negra na Roda", que retoma o projeto "Roda de Conversa", no qual se debatiam temas relacionados ao desenvolvimento da cidade. No novo formato, os temas em discussão entre integrantes do PT e convidados são exclusivamente ligados ao dia a dia da comunidade serrana.

Outro projeto que está sendo desenvolvido é o "Serra Negra Faz Arte", que pretende mostrar, nos espaços digitais do PT local, o trabalho de artistas locais - a primeira exposição é justamente a de fotos históricas de Serra Negra.

No texto de apresentação da mostra, o jornalista Carlos Motta salientou que "esta exposição de fotos, captadas entre milhares de outras depositadas por dezenas de pessoas no poço sem fundo da internet, é uma pequenina imagem de uma cidade, uma ínfima imagem de seu maior tesouro, a sua gente, esta gente serrana que vem construindo, tijolo a tijolo, alicerce a alicerce, a sua fortaleza". 

Seu texto, na íntegra, vai abaixo, antecedendo algumas fotos da exposição.

Uma cidade é mais que ruas, praças, monumentos e prédios. 

Uma cidade não é só um ajuntamento de pessoas. 

Não é apenas o burburinho dos afazeres diários, o cheiro dos suores da labuta, o som estridente das sirenes e buzinas, a chuva da manhã, o orvalho da noite, o sol do dia a dia. 

Uma cidade é feita de tudo isso e de mais que isso. 

É feita da memória de sua gente, é feita da lembrança de todos que se foram, é feita dos que choraram os seus mortos e dos que riram a bem-aventurança de se estar vivo. 

Uma cidade é um organismo vivo. 

Uma cidade é uma ideia, um pensamento, uma imagem. 

Uma cidade são mil imagens e cada imagem é uma cidade. 

Esta exposição de fotos, captadas entre milhares de outras depositadas por dezenas de pessoas no poço sem fundo da internet, é uma pequenina imagem de uma cidade. 

Uma ínfima imagem de seu maior tesouro, a sua gente, esta gente serrana que vem construindo, tijolo a tijolo, alicerce a alicerce, a sua fortaleza. 

A sua cidade.













Comentários