//POLÍTICA// PT terá candidatos a vereador, mas não a prefeito

O professor Vladimir Kapor é um dos pré-candidatos do PT a vereador 

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Serra Negra vai ter candidatos à Câmara Municipal nas eleições deste ano. A decisão foi tomada no encontro que realizou sábado, 4 de julho, com seus filiados. Na reunião ficou decidido ainda que a agremiação não concorrerá à prefeitura nem apoiará nenhum candidato ao Executivo.

Por enquanto, o PT local tem dois pré-candidatos ao Legislativo: Vladimir Kapor e José Evandro Pereira de Lima. 

A direção do partido acredita, porém, que na convenção municipal que definirá as candidaturas, sem data ainda a ser marcada, mais nomes serão incorporados à chapa proporcional. 

A decisão de não lançar candidato a prefeito nem se coligar com outro partido foi tomada por causa, segundo análise da maioria dos filiados, da possibilidade real de o PT voltar a eleger representantes no Legislativo. A ideia é concentrar a campanha eleitoral nos candidatos a vereador. 

Além disso, foi colocada a questão de não ser oportuna, no momento, uma coligação, mesmo com o PSOL, agremiação também do campo progressista, pelo fato de o PT local estar se reestruturando e, por isso, ter a necessidade de apresentar à população serrana suas próprias propostas.

Toda a direção do PT serrano foi renovada no ano passado. O partido agora é presidido pela professora Neusa Kapor,  que vem desenvolvendo um trabalho, junto com um grupo de companheiros, de renovação da legenda na cidade.

José Evandro Pereira de Lima também
foi escolhido como pré-candidato a vereador
No início deste ano o PT inaugurou a Casa da Cultura Dalmo de Abreu Dallari, um centro de debates e de atividades visando o desenvolvimento cultural e social de Serra Negra.

A programação da Casa da Cultura foi interrompida por causa da pandemia do covid-19, mas deverá ser reiniciada, de modo virtual, brevemente.

Uma das ideias é retornar, virtualmente, com o programa "Roda de Conversa", que promovia debates sobre vários temas. Duas "rodas" foram realizadas antes que as atividades da Casa da Cultura fossem interrompidas, uma sobre a proliferação das fake news e outra sobre o papel da mulher na sociedade serrana.

Na página do PT de Serra Negra do Facebook, a notícia do encontro dos filiados trouxe também um breve manifesto sobre como o partido está atuando na cidade.

Nele, entre outros pontos, se compromete a desenvolver "uma campanha eleitoral voltada exclusivamente ao debate de temas relativos ao bem-estar de Serra Negra, sem ataques pessoais a quem quer que seja, com o único propósito de contribuir para engrandecer a política local, que há vários anos sofre o desgaste do continuísmo e falta de renovação de quadros e ideias, típicos de um conservadorismo que tem impedido o progresso da cidade".

Eis a sua íntegra:

A Comissão Executiva do PT de Serra Negra tem se esforçado para fazer do partido porta-voz das legítimas aspirações da população serrana por uma cidade com qualidade de vida melhor que a de hoje, com uma administração popular e democrática, que promova um sistema realmente eficiente de saúde pública, garanta uma educação de qualidade às crianças e jovens, respeite as minorias, incentive o desenvolvimento econômico, com especial atenção ao meio ambiente, desenvolva programas para criação de emprego e melhoria da renda e amplie o acesso às artes e cultura, entre outros temas que o Executivo atual e os outros que os antecederam têm desprezado.

Os filiados que participaram do encontro municipal se comprometeram a fazer todo o esforço possível para levar, nesta campanha eleitoral, as bandeiras do Partido dos Trabalhadores à população serrana, com a certeza de que seus candidatos à Câmara Municipal, se eleitos, serão capazes de promover transformações radicais no modo de exercer a vereança, sendo efetivamente fiscais das ações do Executivo e representantes da população no Legislativo.

Firmaram ainda o compromisso de desenvolver uma campanha eleitoral voltada exclusivamente ao debate de temas relativos ao bem-estar de Serra Negra, sem ataques pessoais a quem quer que seja, com o único propósito de contribuir para engrandecer a política local, que há vários anos sofre o desgaste do continuísmo e falta de renovação de quadros e ideias, típicos de um conservadorismo que tem impedido o progresso da cidade.

Por fim, deixaram uma mensagem - de que é possível mudar esse cenário de desalento e estagnação que vive Serra Negra e que para tanto é preciso romper com as práticas viciadas que têm sido impostas nas eleições passadas e apostar no novo, na esperança e na competência.

Comentários