//PANDEMIA// Região de Campinas permanece na Fase Vermelha do Plano SP


A região de Piracicaba regrediu para a fase vermelha do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia do coronavírus. A partir da próxima segunda (20), haverá restrição total de atendimento presencial nas atividades não essenciais de comércios e serviços em 26 cidades da área do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Piracicaba.

Nas demais 15 áreas de saúde do interior e litoral e seis sub-regiões da Região Metropolitana da capital, a classificação de retomada econômica se manteve a mesma anunciada no dia 10 de julho. Na Grande São Paulo, apenas a sub-região Norte (Franco da Rocha) está na fase laranja, enquanto as demais continuam na etapa amarela.

Dessa forma, no interior, há outras quatro regiões com restrição total ao atendimento presencial em estabelecimentos não essenciais: Araçatuba, Campinas - à qual Serra Negra e as outras cidades do Circuito das Águas Paulista pertencem -, Franca e Ribeirão Preto. 

Na etapa laranja, ficam as áreas de Araraquara, Barretos, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. Já as regiões da Baixada Santista e Registro estão na etapa amarela, com nível menos restrito de flexibilização.

Serra Negra se enquadrou, por conta própria, com base em decreto municipal, na Fase 2 - Laranja. O promotor de Justiça Gustavo Roberto Chaim Pozzebon solicitou à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo o exame da constitucionalidade desse decreto. 

Na cidade de Campinas foram registradas, até esta sexta-feira, 17 de julho, 528 mortes provocadas pelo covid-19, número superior ao de inúmeros países com população maior, como as Coreias do Sul e do Norte, Venezuela, Grécia, Cuba, Bulgária, Finlândia, Cazaquistão, Israel e Sérvia, por exemplo.

Desde o início da pandemia até esta sexta-feira, o Estado de São Paulo soma 407.415 casos confirmados do novo coronavírus, com 19.377 óbitos. Desde ontem, foram registrados 339 mortes. 

Há 5.883 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTI) de todo o Estado em casos suspeitos ou confirmados de covid-19, além de 8.862 pessoas internadas em enfermarias. A taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado está hoje em torno de 67,2%, enquanto na Grande São Paulo ela gira em torno de 65,7%.

Comentários