//PANDEMIA// Mães ainda tentam obter kit de alimentos da merenda escolar


Quase cinco meses depois do início da pandemia do novo coronavírus e a suspensão das aulas escolares, mães de alunos da rede municipal ainda tentam receber o kit de alimentos da merenda escolar distribuído pela Prefeitura de Serra Negra às famílias de alunos da rede municipal.

Representantes de um grupo de mães mantêm negociações com as autoridades responsáveis pela distribuição dos kits de alimentos na expectativa que mais famílias sejam contempladas com o benefício.

No início do mês (10 de julho), duas representantes do grupo de mães se reuniram com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Serra Negra, Daniele Pachioni Siloto, para discutir o assunto. Na ocasião, a secretária explicou que são adotados alguns critérios na seleção das famílias beneficiadas.

As famílias dos alunos contemplados, segundo a secretária, possuem renda de até dois salários mínimos, moram em imóvel alugado e tiveram perda da renda em virtude da pandemia. A avaliação considera ainda o número de crianças, idosos por residência e se há portador de alguma deficiência na família.

“Esses são os critérios apresentados pela secretária para poder receber o kit alimentação, porém a família não deve obrigatoriamente preencher todos esses critérios e o caso de cada família é analisado”, afirmou Maria Gabriela Ferreira Lopes, uma das mães que participaram da reunião com a secretária.

Na ocasião, a secretária informou que desde o início das entrevistas até dia 8 de julho, 315 mães haviam sido entrevistadas pela assistente social, das quais 265 foram cadastradas e contempladas com o benefício. Do total, 50 mães tiveram o pedido rejeitado. Até início de junho cerca de 400 famílias já haviam sido beneficiadas, segundo informações da assessoria de imprensa.

Na reunião com a secretária, Gabriela disse que recebeu a recomendação de orientar as mães a solicitarem uma entrevista com a assistente social via celular. A entrevista, no entanto, teria validade de apenas um mês e uma nova entrevista pessoalmente com a assistente social deveria ser agendada.

A situação, no entanto, não mudou até agora, informa Gabriela. Poucas mães conseguiram passar pela entrevista e as negociações com a secretaria, ela informa, estão sendo mantidas. “As nossas expectativas é de que vamos conseguir, porém, não vai ser fácil, vai ter muito trabalho e reivindicação”, afirma Gabriela.

Comentários