//PANDEMIA// Fiscais emitem mais de 100 autos de infração contra comércio


Fiscais municipais emitiram mais de 100 autos de infração contra estabelecimentos comerciais de Serra Negra que estavam descumprindo no sábado e domingo, 18 e 19 de julho, o decreto municipal nº 5.073.

Editado na sexta-feira, 17 de julho, o decreto leva a cidade de volta à Fase 1 – Vermelha, a mais severa do Plano São Paulo de reativação das atividades econômicas no Estado. Bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, chocolaterias, lojas de vestuário e congêneres têm autorização para funcionar apenas em sistema de delivery e drive thru.

A maioria dos autos de infração foi emitido no domingo, quando boa parte do comércio da Rua Coronel Pedro Penteado, principal via comercial da cidade, estava descumprindo o decreto municipal.

Nem todos os autos de infração, no entanto, devem ser convertidos em multa. Boa parte deles é advertência. As multas só deverão ser aplicadas nos estabelecimentos comerciais que forem reincidentes na infração.

Com a fiscalização mais intensa da Vigilância Sanitária desde o fim de semana, lojas, bares e restaurantes de forma geral estão cumprindo o decreto desde a segunda-feira, 20 de julho.

O fluxo de pessoas circulando pelas ruas da cidade também diminuiu no período, embora ainda muitas pessoas estejam descumprindo a obrigatoriedade do uso de máscaras nas áreas públicas e estabelecimentos comerciais da cidade.

O retorno de Serra Negra à Fase 1- Vermelha é contestada por comerciantes e vereadores, que querem maior flexibilização das medidas de restrição de funcionamento do comércio. Eles pleiteiam a reabertura das lojas com a adoção de medidas de segurança e higienização para evitar a contaminação pelo coronavírus.

O vereador Leandro Gianotti Pinheiro divulgou em sua página pessoal do Facebook um vídeo mostrando o funcionamento normal do comércio do município de Socorro, com todas as lojas abertas, incluindo as de vestuário e produtos e serviços considerados não essenciais.

As lojas funcionam com atendimento presencial apesar de Socorro, com 37.200 habitantes, integrar também a região de Campinas ter retornado à Fase 1 - Vermelha do Plano SP.

“Será que falta vontade política? Porque a diferença?”, indaga o vereador comparando Serra Negra a Socorro. “Fui em Socorro ontem, tudo funcionando perfeitamente normal, com as devidas precauções, e aqui em Serra Negra um clima de guerra, parecendo que o comerciante é um inimigo. Assistam o vídeo”, diz o vereador. “

O município de Socorro contabiliza 105 casos confirmados de covid-19, dos quais 36 em isolamento social, três pacientes internados no hospital de Socorro, além de cinco óbitos. Socorro tem ainda nove pacientes aguardando exames, dos quais seis pacientes suspeitos internados no hospital municipal e três em isolamento domiciliar.

A média de ocupação dos sete leitos de UTI de Socorro atingiu 89,9%, entre os dias 14 e 20 de julho.

Comentários

  1. A que ponto chegamos. Pessoas sendo multadas por querer TRABALHAR. Lamentável

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.