//PANDEMIA// Estado flexibiliza critérios para regiões passarem à Fase Verde


O governo do Estado vai adotar novos critérios para o Plano São Paulo de retomada econômica e enfrentamento ao coronavírus. Agora, para uma região avançar da fase amarela à verde, o porcentual de ocupação de leitos poderá variar entre 75% e 70%, além de permanecer por 28 dias consecutivos na etapa intermediária. As regras começam a valer a partir de sexta-feira, 31 de julho. Serra Negra se encontra na Fase Laranja do plano.

A recalibragem visa garantir mais estabilidade no ajuste de fases, sobretudo na transição da amarela para a verde. Com as novas margens de capacidade hospitalar e de evolução da pandemia, as regiões ficam menos sujeitas a alterações de fase no Plano São Paulo sem uma mudança relevante nesses indicadores.

Dentre os critérios anunciados, está a alteração do índice de ocupação de leitos de UTI, que atualmente precisa estar abaixo de 60%, para até 75%. A medida permite que os municípios liberem leitos de UTI reservados a pacientes graves com coronavírus para outras especialidades médicas que tiveram o atendimento adiado ao longo da pandemia.

Para garantir que a fase verde – a quarta menos restritiva nas cinco etapas do Plano São Paulo – seja alcançada por regiões que estejam caminhando para o controle da epidemia, qualquer Departamento Regional de Saúde (DRS) ou subregião deverá passar 28 dias consecutivos na fase amarela.

Outra atualização é que os indicadores de variação das internações e variação dos óbitos exigirão números absolutos por 100 mil habitantes. Os novos índices ainda serão aprovados pelos especialistas do Centro de Contingência de coronavírus nesta terça (28), mas devem ficar abaixo de entre 30 e 40 internações e de três e cinco mortes por 100 mil habitantes.

“Essa calibragem técnica é para promover estabilidade e só fazer transições de fase no momento correto”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. “Esses fatores absolutos são indicadores que têm sido utilizados mundialmente e que, na discussão do Centro de Contingência, insistiu-se nessa ‘trava’ além das quatro semanas”, completou.

Menos morte na capital, mais no Interior


O Estado de São Paulo registrou queda de 4% no número de óbitos por coronavírus na semana de 19 a 25 de julho em relação à semana anterior, de 12 a 18 de julho. No mesmo período, a diminuição de mortes provocadas pelo covid-19 na capital foi de 27%. Novas internações tiveram queda de 4% na cidade de São Paulo e também de 4% no Estado.

No Interior, porém, houve aumento de 16% de óbitos na comparação entre as duas semanas. Por outro lado, o interior do estado registrou, pela primeira vez, queda nas internações, de 2%. “Isso é muito significativo, levando em conta que os óbitos observam o que aconteceu há 15, 20 dias, e as internações refletem o que acontece nesse momento”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O índice de letalidade também é o menor já registrado no estado: 4,47%. 

Perto dos 500 mil casos


Com 3.672 casos registrados nas últimas 24 horas, o Estado de São Paulo contabiliza agora 487.654 casos confirmados do novo coronavírus. Dentre os novos casos registrados, 2.816 são ativos, confirmados por meio de exames de RT-PCR.

Nas últimas 24 horas, houve 70 novos óbitos pelo novo coronavírus no Estado. Com isso, desde o início da pandemia, São Paulo já contabiliza 21.676 mortes pelo covid-19.

O total de curados soma 337.434 pessoas, sendo que 65.112 delas se curaram após internação.

Há 5.668 pessoas internadas em leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) em casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, além de 7.924 pessoas internadas em enfermarias. A taxa de ocupação de leitos de UTI está hoje em torno de 65,7% no Estado, enquanto na Grande São Paulo está em 63,3%. 

Comentários