//PANDEMIA// Comerciantes do Centro ignoram proibição e abrem lojas


Comerciantes da Rua Coronel Pedro Penteado, onde se localizam a maioria das lojas da cidade, abriram as portas neste sábado, 18 de julho, apesar de já estar vigorando o novo decreto (nº 5.073), editado pela prefeitura de Serra Negra, que leva a cidade de volta à Fase 1 – Vermelha, a mais severa do Plano São Paulo de reativação das atividades econômicas no Estado.

Desde cedo, já havia movimento de serranos e em especial turistas nas ruas da cidade. Apesar da interiorização da pandemia com o crescimento de casos de covid-19 no interior do Estado, Serra Negra tem atraído turistas, famílias em férias e profissionais que estão trabalhando em home office em residências de veraneio na cidade.

Pelo novo decreto, bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, chocolaterias, lojas de vestuário e congêneres podem funcionar apenas em sistema de delivery e drive thru. Para alguns comerciantes, atender o cliente na porta estaria dentro das regras de drive thru.

Seguindo esse entendimento, muitas lojas bloquearam a entrada com uma corrente ou mesa, onde eram atendidos os consumidores. Outros, no entanto, mais ousados, permaneceram com os estabelecimentos comerciais totalmente abertos, permitindo o ingresso de clientes no interior das lojas.

Alguns desses estabelecimentos abertos são propriedades de empresários residentes em outras cidades, como Jacutinga, Monte Sião e Socorro.

No início da tarde, comerciantes e profissionais dos salões de beleza se reuniram na Praça João Zelante para protestar e decidir uma ação contra a decisão da prefeitura de acatar o Plano São Paulo, que enquadra na Fase 1 – Vermelha a região de Campinas, a qual pertence o Circuito da Águas Paulista.

A manifestação foi combinada em grupos de WhatsApp das duas categorias. “Vamos na praça, fazer uma manifestação, talvez uma passeata, alguma coisa para tentar abrir. Quem tiver a fim de lutar pela nossa causa, vamos comparecer lá, vamos lutar, não dá mais para ficar parado assim desse jeito”, dizia o áudio que circulou nas redes sociais.

A prefeitura, até o início da tarde, informou a assessoria de imprensa, ainda não tinha sido procurada pelo grupo de comerciantes. A Vigilância Sanitária estava atuando na cidade, mas as informações sobre o trabalho realizado ao longo deste fim de semana pelos fiscais só serão repassadas pela prefeitura na segunda-feira, 20 de julho.

A assessoria de imprensa informa, no entanto, que o sistema de drive thru deve funcionar apenas com encomendas antecipadas e as portas devem ficar semiabertas, atendendo somente clientes que vão retirar o pedido.

Comentários