//OPINIÃO// Trabalho e saúde: é hora de buscar o equilíbrio


Carlos Motta

Maioria esmagadora dos empresários e prestadores de serviços de Serra Negra quer, como dizem, trabalhar. Não é preciso fazer nenhuma pesquisa para confirmar essa afirmação. Ela está patente nos comentários publicados nas redes sociais, em ações promovidas por entidades de classe e até mesmo pelas últimas medidas tomadas pela prefeitura, que contrariaram a determinação do governo do Estado para que a cidade retrocedesse à faixa mais severa do Plano SP de retomada das atividades econômicas.

Trabalhar, nesse contexto de pandemia do covid-19, uma doença perigosa, traiçoeira e muitas vezes fatal, é algo complicado. 

Exige precauções e cuidados extremos, investimento financeiro, mas acima de tudo, a consciência de que qualquer escorregão pode ter consequências gravíssimas.

O fato de Serra Negra ser uma cidade turística, visitada por milhares de pessoas nos fins de semana, agrava ainda mais a responsabilidade dos lojistas, donos de bares e restaurantes e hoteleiros. 

Posto isso, qualquer decisão que se tome em relação ao que se convencionou chamar de "flexibilização da quarentena" não pode ser intempestiva - ao contrário, tem de ser muito bem pesada, extremamente cautelosa e debatida com todos os agentes envolvidos.

Desde o início da pandemia se colocou, por motivos evidentemente políticos, que tratar da saúde excluía o fator econômico - e vice-versa.

Ora, isso é completamente falso. 

Vários países souberam, desde o início da pandemia, cuidar, concomitantemente, da saúde e da economia. 

O Brasil, infelizmente, fez tudo errado desde o princípio, e hoje nem a saúde vai bem, nem a atividade econômica dá sinais de reação.

Mas, como diz a sabedoria popular, agora Inês é morta.

Portanto, vamos tocar a bola para a frente e tentar, ao menos, remediar uma situação péssima para todos.

E o melhor para Serra Negra, neste momento, talvez seja promover uma discussão séria, aberta, transparente, entre o Poder Público, representantes de empresários, prestadores de serviços e trabalhadores, para ver o que a cidade deve fazer para que todos possam, ao menos, suportar este momento delicado da nossa história.

Serra Negra precisa desesperadamente reativar a sua atividade econômica, não há nenhuma dúvida sobre isso.

Mas também necessita preservar a saúde de seus habitantes. 

De nada vai adiantar comércio e serviços funcionarem à toda estando a população doente.

Como será uma tragédia ver a população saudável e a economia destroçada.

Andar nessa corda bamba é dificílimo, mas não impossível.

Para quem tem uma meta e determinação para alcançá-la, não existe a palavra "impossível".

Comentários