O que significa "similares" para a Prefeitura de Serra Negra?



Thelma Marques

O que significa “similares” para a Prefeitura de Serra Negra?

Após um longo período de enfrentamento da covid-19 pelo qual o mundo está passando, dúvidas e controvérsias com as medidas de prevenção ainda ocorrem e, na nossa cidade, não poderia ser diferente.

A prefeitura suspende o “funcionamento de casas noturnas, academias, centros de ginástica, salões de beleza e estética, barbearias e similares” (https://www.facebook.com/prefeituradeserranegra/photos/a.2743148345791883/2745013692272015/). 

Mas o que a prefeitura definiu como “similares”? 

Procuramos essa resposta e não tivemos êxito, resultando em “achismos”.

Num primeiro momento, poderíamos achar que seriam atividades esportivas em geral, mas as quadras de futebol continuam abertas. Então “similares” poderia ser sinônimo de Esporte Clube Serra Negra somente?

Reportagem do dia 19/07/2020 do programa Fantástico da TV Glob, apresentou um estudo feito nos EUA com mais de 25 especialistas sobre quais atividades são mais perigosas na transmissão da covid-19 e, a conclusão é que jogo de futebol e basquete são consideradas quase de grande risco, visto que há muitos gritos e contato físico entre os jogadores, sendo, então, mais perigoso você praticar esses esportes a ir ao salão de beleza ou barbearia, por exemplo (https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2020/07/19/churrasco-mercado-futebol-veja-quais-atividades-trazem-mais-riscos-de-contagio-da-covid-19.ghtml , 04:05”).

E isso se os estabelecimentos estiverem realizando todas as medidas preventivas da doença!

Mais uma dúvida que surge é quanto ao Artigo 4º do Decreto nº 5.052 de 22/05/2020 (http://www.serranegra.sp.gov.br/up/anexo/1591033799296.pdf  pág. 22). 

Muito bem escrito, diga-se de passagem.

A intenção é boa, mas a beleza das palavras vai por “água abaixo” pois, na prática, elas não estão sendo cumpridas. E aqui cabem mais “achismos”: não estão sendo colocadas em prática por protecionismo, como a maioria comenta? Seria por falta de pessoal? Falta de qualificação pelas autoridades competentes? Com certeza não é falta de qualificação da Polícia Militar que, no último dia 27, foi até um estabelecimento esportivo e verificou que ele não tinha permissão da prefeitura para funcionamento, contrariando o que havia sido dito pelos proprietários. A Guarda Municipal informou que esse tipo de estabelecimento tinha permissão e depois até eles ficaram na dúvida!

No Art. 4º do Decreto 5.0552, observa-se o seguinte com relação aos “estabelecimentos de prestação de serviços, academias e “similares”:

1) “... os alunos deverão levar seus objetos de uso pessoal, tais como toalha, máscara, garrafa d’água, lenço e outros e assinar termo de responsabilidade e ciência sobre protocolos criados em razão da pandemia de covid-19”. 
Alguém assinou esse protocolo? Os uniformes para os jogos não são levados pelos praticantes e sim fornecidos pelos estabelecimentos!

2) “Limitação máxima de atendimento e permanência de 1 hora para cada aluno, sendo 50 minutos de atividade física orientada e até 10 minutos de assepsia do local, piso, equipamentos, acessórios...” Normalmente os jogos duram 1 hora e mais algumas se levadas em conta os cumprimentos das chegadas e saídas e conversas nas mesas dos bares.

3) “... distância entre 1,5 metros entre os usuários...”
Isso é possível nos estabelecimentos de futebol e basquete?

4) “O piso para a prática de atividades físicas deverá ser obrigatoriamente de material que facilite a remoção e a eliminação de bactérias e vírus.”
Estariam a grama sintética, concreto e grama natural sendo higienizados?

5) “Disponibilização de sabão líquido, borrifador de álcool gel ou líquido a 70% e papel toalha nos banheiros e vestiários, para uso por clientes e colaboradores.” 
Nem há o que comentar!

6) “Limpeza periódica dos vasos e tampas sanitárias, pias e outros itens dos banheiros e vestiários, após o uso dos clientes e colaboradores.”
Isso já deveria ser de praxe! 

7) Uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPIs) por professores, funcionários, fornecedores, entregadores, serviços de reparo e manutenção e terceirizados."
Isso estaria sendo realizado?

8) “Uso obrigatório de máscara de proteção pelos alunos e professores."

9) “Manutenção de um pano úmido com produto específico (água sanitária/cloro) no chão para limpeza do solado do calçado na entrada e saída do local da atividade."
Não nos restam dúvidas de que isso não é praticado!

10) “Afixar placa ou cartaz informativo na entrada da academia, em local de fácil visualização, com número máximo de alunos que podem adentrar simultaneamente no local."
Numa breve passagem pelas quadras já se pode observar que isso não ocorre. Diferentemente do exigido aos comerciantes dos estabelecimentos do Centro!

11)“Proibição da entrada no estabelecimento de crianças que não estejam praticando alguma atividade física."
Não só crianças, mas os adultos também ficam nas arquibancadas como espectadores.

12)“Medição da temperatura corporal de cada profissional do estabelecimento, no início e término do seu turno de trabalho e medição da temperatura corporal de cada aluno antes do início da atividade física, onde apresentado estado febril não poderá executar as atividades."
Parabéns ao Supermercado Colorado, belo exemplo de cidadania ao seguir essa medida, pensando na segurança de seus funcionários e clientes! E esses estabelecimentos citados?

13)“Fica fixado como horário máximo de atendimento até às 21h00 de segunda a sexta-feira, e aos sábados até às 13h00."
Dispensa comentários, pois nem fora da pandemia isso é cumprido!

Queremos deixar claro que essas reflexões não têm objetivo algum de criar comentários ofensivos a quem quer que seja.

Ofensas não contribuem em nada com a séria situação pela qual a humanidade se encontra. Muito pelo contrário. 

Entendemos que unidos e pensando no próximo, os obstáculos serão mais facilmente vencidos. 

Confiamos, sobretudo, que a prefeitura de nossa cidade, visto ter um vice-prefeito médico, que já ajudou a saúde de tantas pessoas, pode estar bem intencionada, mas precisa deixar claras essas respostas.

Com respostas objetivas e respeitando os direitos de seus eleitores, assim como faz tão bem nas propagandas que atualmente vem produzindo sobre seus feitos, muitas controvérsias e supostas injustiças poderão ser desfeitas.

---------------

Os leitores podem enviar suas reclamações, queixas, sugestões, críticas, artigos e comentários para a nossa página no Facebook (botão Enviar Mensagem) ou para o 
e-mail vivasnegra@gmail.com . Nas mensagens deve constar o nome do autor. Mensagens anônimas não serão publicadas.

Comentários

  1. Como diziam os jornalistas da velha guarda, entre os quais me incluo, "papel aceita tudo o que nele se escreve". Na realidade, as coisas são um "pouquinho" diferentes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.