//NEGÓCIOS// Empresária vira garota-propaganda para divulgar sua loja em Serra Negra

Tatiana: "Passo dias e noites pesquisando, procurando ideias, estudando sobre os produtos que vendo"

Salete Silva

A nutricionista e comerciante Tatiana Rieli Fiorini virou garota-propaganda do próprio negócio para divulgar sua loja Delícias da Fazenda e expandir as vendas por meio do sistema de delivery.  Em quatro meses, as encomendas pelo WhatsApp passaram a representar 30% do seu faturamento.

A estratégia foi a saída que a empresária encontrou para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. O isolamento social atingiu em cheio o seu comércio, especializado em alimentos típicos da região, na Praça João Pessoa, 44, voltado mais para o turista, recém-inaugurado e pouco conhecido pelos serranos.  

“Inauguramos no Carnaval, quase junto com a pandemia, até brinco que cheguei com o covid-19”, afirma Tatiana.

A empresária diz que tomou um susto quando a prefeitura de Serra Negra determinou o fechamento das lojas. Tatiana não tinha ideia de como iria manter um negócio que mal tinha acabado de inaugurar.

Os decretos municipais editados até agora e o Plano SP de reativação das atividades econômicas no Estado autorizam a abertura do segmento alimentício. Tatiana não chegou a fechar suas portas.

O desafio, no entanto, era redirecionar as vendas focadas nos turistas e atrair consumidores do município e de cidades vizinhas, além de iniciar as vendas remotas por meio do delivery.  

“A população, muito assustada, no início do isolamento, fazia estoques de alimentos, ninguém saía de casa e muitos não tinham o hábito de compra por meio de delivery e tinham receio de entregas”, recorda. Logo na primeira semana de isolamento social, suas vendas despencaram.

No desespero, Tatiana investiu na divulgação nas redes sociais para conquistar o consumidor local. De alguns ouviu críticas pelo exagero de vídeos postados em suas redes, de outros recebeu elogios.

“Não quis saber de mais nada a não ser divulgar minha loja, já que a maioria da população da cidade não conhecia a Delícias da Fazenda”, relata.

Sua principal estratégia passou a ser a produção e divulgação de vídeos. A divulgação funcionou em especial na sua página pessoal do Facebook e na página do Delícias da Fazenda no Instagram.

Os pedidos são feitos por meio do WhatsApp (19 99687-0800) que tem disponível no seu perfil o catálogo da loja com todos os produtos.

A maneira como a empresária e garota-propaganda apresenta doces, queijos, petiscos e bebidas, produzidos em Serra Negra e outros municípios do Circuito das Águas Paulista e do interior de Minas Gerais, dá água na boca dos consumidores.

“Meu primeiro impulso foi produzir os vídeos aguçando as vontades, com alimentos gostosos, queijos suculentos, bolachas, doces irresistíveis para causar mesmo vontade e necessidade de experimentar meus produtos”, relata.

Quem se rende às Delícias da Fazenda, no entanto, não tem ideia do trabalho da empresária na produção dos vídeos para seduzir e encantar os clientes.

“São dias e noites pesquisando, procurando ideias, estudando sobre os produtos que eu vendo para ter mais argumentos para usar nas minhas propagandas”, revela.

Tatiana revela também que nunca tinha usado profissionalmente as redes sociais. No início, a empresária não sabia sequer fazer postagens no Instagram sem o auxílio dos amigos. “Agora, faço eu mesma minhas propagandas”, afirma.

Além de buscar informações sobre os produtos oferecidos na loja, Tatiana faz pesquisas para aperfeiçoar a edição e adequar a redação dos textos às redes sociais.

“São dias cansativos de muito, mas muito trabalho, que acaba sendo gratificante quando recebo o feedback dos clientes, que são muitos, graças a Deus”, afirma.

As propagandas são impulsionadas para os municípios vizinhos. A loja já tem clientes cativos em Amparo e Monte Alegre do Sul.

Com a pandemia no pico de contaminação no interior de São Paulo e Serra Negra de volta à Fase 1-Vermelha, a mais severa do Plano SP, as vendas são suficientes apenas para pagar os custos, segundo Tatiana.

“Se está difícil sobreviver no meu ramo de atividade que está com portas abertas, mas, com pouquíssimas pessoas nas ruas, imagino a dificuldade do empresário que está com as portas fechadas”, lamenta.

O consumidor, avalia Tatiana, está contendo os gastos e comprando só o necessário para a sobrevivência. O sistema de delivery foi a salvação para a Delícias da Fazenda, mas se mostrou ferramenta essencial que a empresária pretende manter e expandir após a pandemia.


Comentários