//EDITORIAL// Um muito obrigado a todos que nos prestaram solidariedade


O Viva! Serra Negra vem a público agradecer a solidariedade de leitores, cidadãos serranos e colegas jornalistas, que repudiaram as ameaças feitas por um empresário à editora Salete Silva e manifestaram apoio ao portal e à jornalista.

O portal agradece em especial ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, nas figuras do presidente, Paulo Zocchi, e do diretor regional Marcos Rodrigues Alves, e à Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que ao tomarem conhecimento dos fatos imediatamente não só prestaram solidariedade à jornalista e ao Viva! Serra Negra, como colocaram seus corpos técnicos à disposição, para que medidas de proteção e segurança à profissional, além dos recursos judiciais cabíveis, fossem tomadas caso necessário.

Esclarecemos que o autor das ameaças solicitou à jornalista uma conversa amigável, na tentativa de uma conciliação informal e entendimento entre as partes. Nessa conversa, admitiu que se exaltou e pediu desculpas por ter colocado em dúvida a habilitação e a experiência profissional da jornalista. 

A imprensa, historicamente, tem sido alvo constante de ataques com o objetivo de intimidar ou calar os profissionais no exercício de suas funções. No Brasil eles se tornaram mais frequentes com a chegada de Jair Bolsonaro à Presidência da República, o que levou os jornalistas a conviverem com um risco de insegurança física como há muito não se via no país.

O Viva! Serra Negra ressalta que não aceita manifestações que extrapolem o direito democrático de críticas da sociedade e, como fez neste episódio, recorrerá a todas as instâncias necessárias para garantir segurança para seus profissionais que sofrerem qualquer tipo de ameaça à sua integridade física e moral. 

Comentários