//ARTE// Serrano exibe história de sua vida em mostra de cinema

"Certas Palavras Precisam ser Ditas", do serrano Vinícius Ellero, será exibido no dia 28

“O que me provocou a produzir esse documentário é o fato de eu não ter sido criado pela minha mãe”, diz o cineasta serrano Vinícius Ellero, diretor de “Certas Palavras Precisam ser Ditas” (2019). O filme integra a mostra de curtas do ICine, nos dias 21 e 28 de julho, às 19 horas, pelo canal YouTube/ICine. O documentário de Vinícius será exibido no dia 28.

De acordo com ele, a produção de “Certas Palavras Precisam ser Ditas” (2019) foi um processo tanto criativo como terapêutico, tendo o município de Serra Negra como elemento importante da história documentada.

“Se essa história tivesse acontecido em outro lugar, que não no interior de São Paulo, ela teria sido completamente outra. A minha mãe não criou nem a mim nem aos meus irmãos, mas ela continuava morando em Serra Negra, uma cidade de 25 mil habitantes. Então, ela era ao mesmo tempo ausente e presente”, relata o diretor.

O filme integra a mostra de curtas do 2º Encontro de Cinema do Interior Paulista, que traz, nos dias 21 e 28 de julho, filmes produzidos em Sorocaba, Ubatuba, Piracicaba, Assis, Tietê, Serra Negra, Jacareí e Socorro. 

A mostra apresenta filmes de ficção e documentários, com temas ligados à cultura afrobrasileira e indígena, identidade LGBTQI+, resistência e família. Depois das exibições será feito um bate-papo com os diretores.

A curadoria da mostra foi feita por Isadora Torres e Rogério Emílio, ambos envolvidos com movimentos de cineclubes no interior, Isadora, em Rio Claro, com o Cineclube da Luta e o Cine Delas, e Rogério com o Cineclube de Itu. Assim, a escolha por curtas produzidos fora da capital foi deliberada: “Queremos que o nosso cinema do Interior seja vislumbrado pela poesia que floresce de nossos cenários e paisagens, reconhecido pela originalidade de nossos personagens e pelo brilhantismo de nossas histórias”, diz Rogério.

Para ele, as histórias interioranas devem ser contadas pelos próprios cineastas locais, na busca pela emancipação e descolonização cultural e econômica do interior em relação à capital. “Queremos contar nossas histórias de dentro para fora”, comenta.

O 2º Encontro de Cinema do Interior Paulista é organizado pelo ICine - Fórum de Cinema do Interior Paulista, e recebe apoio da Fundação Educacional do Município de Assis e do Polo Audiovisual do Velho Oeste. O evento ocorre desde o início de junho e vai até dia 8 de agosto, com transmissões ao vivo todas as terças, às 19 horas, no canal do ICine no YouTube, discutindo temas ligados à produção e circulação de filmes nos municípios. 

Para acompanhar a programação, siga o ICine nas redes sociais, em @icineforum.

Programação

21/7 - terça-feira - 19 horas

Iemanjá Yemojá, de Célia Harumi Seki (animação, Sorocaba, 2016)
“A criação das ondas” sobre Iemanjá, a Rainha do Mar, que recebe de Olodumare, o criador do  Universo, o poder de devolver à terra as sujeiras jogadas pelos homens na água.

Nossas Caminhadas, de Alexandro Karai Benite e Rodrigo Guim (documentário, Ubatuba, 2019)
Curta metragem realizado como resultado da oficina Imagens da Nossa Terra, junto ao povo Guarani da aldeia Boa Vista em Ubatuba.

Homem ao Mar, Gabriel Ávila (ficção/LGBT, Piracicaba, 2020)
Um homem em estado terminal vive o fim de seu casamento e viaja para o litoral para um retiro espiritual, que mostrará a ele um novo olhar sobre a vida.

Sobre Coragem!, de Guilherme Xavier (documentário, Assis, 2014)
Documentário propõe experiência olho a olho com moradores da maior ocupação sem-teto da América Latina: a Vila Nova Palestina, localizada às margens de uma reserva ambiental ao extremo Sul de São Paulo.

28/7 -  terça-feira - 19 horas

Sentir Fome, de Felipe Fré (ficção, Tiête, 2019)
Num pequeno vilarejo rural, Lia vence dragões montada em sua vassoura enquanto sua mãe, Fátima, cozinha para vencer a fome de mais um dia que chega ao fim. Quando uma dupla de saltimbancos chega ao vilarejo, um evento inesperado faz com que mãe e filha compreendam que a fome é um conceito que pode se estender para além do corpo.

Certas Palavras Precisam ser Ditas, de Vinícius Ellero (documentário, Serra Negra, 2019)
Um filho busca entender sua história e a de sua mãe através dos relatos de sua família.

Na Pele de Charlotte, de Glaucia Veloso (documentário, Jacareí, 2015)
Charlotte carrega consigo rótulos que a sociedade lhe impôs ainda na adolescência. Seguir a vida adiante e lidar com sua autoimagem ainda é um desafio a ser vencido.

O Assassino do Bem, de Hiro Ishikawa e Thiago Pedroso (ficção/experimental, Socorro, 2010)
Se ele te matou é porque você é chato.

Comentários