Serra Negra segue sem reciclar o lixo


A serrana Tânia Capel reivindica à Prefeitura de Serra Negra uma caçamba de lixo específica para depositar os materiais recicláveis no bairro do Arapongas, onde reside.

Por hábito e por consciência da importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente, Tania costuma separar os materiais recicláveis dos não recicláveis de seu lixo.

“Seria interessante uma lixeira coletiva, assim todos aprenderiam a fazer seleção de lixo”, afirma a moradora. O bairro, segundo ela, só tem seis ruas e o único caminhão que recolhe o lixo na região é o da coleta convencional.

Sua solicitação, no entanto, não poderá ser atendida no momento, uma vez que Serra Negra ainda não conta com coleta de lixo reciclável, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Sem a coleta reciclável, informa a assessoria de imprensa ao Viva! Serra Negra, o recolhimento do lixo no município segue a programação normal da Secretaria de Serviços.

O município aderiu, em janeiro de 2020, a um termo de fomento entre o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Ação, Ética & Cidadania, para triagem, processamento e destinação de resíduos sólidos recicláveis ou reutilizáveis.

Os serviços seriam realizados por meio da empresa Revert Green, informa a nota da assessoria de imprensa. No entanto, a mesma não assumiu os serviços e a administração municipal estuda, em parceria com o Cisbra, a possibilidade de uma nova contratação para a reciclagem do lixo.

O termo não previa repasse de créditos orçamentários pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra). A cooperativa comprometia-se a repassar ao Cisbra 5% sobre a receita líquida dos materiais comercializados.

Comentários