//PANDEMIA// Lojas seguem medidas de prevenção, diz Vigilância Sanitária


As lojas da Rua Coronel Pedro Penteado, principal centro comercial de Serra Negra, estão respeitando o distanciamento, a oferta de álcool em gel e o uso de máscaras por funcionários e clientes, segundo constataram fiscais da Vigilância Sanitária, que percorreram toda a via e ruas paralelas na segunda-feira (1º de junho), quando foi reaberto o comércio da cidade, que esteve fechado por mais de 70 dias em virtude da pandemia do covid-19.

A informação foi prestada ao Viva! Serra Negra pela assessoria de imprensa da prefeitura. Alguns estabelecimentos comerciais vinham trabalhando em sistema de delivery, conforme autorizado em decreto municipal.

 A reabertura das atividades comerciais e de serviços na cidade a partir da segunda-feira está prevista no Decreto Municipal no 5.052, que ignora a recomendação da Promotoria de Justiça local e o Plano São Paulo, lançado pelo governo do Estado para disciplinar a flexibilização da quarentena.

 A visita às lojas da principal rua de comércio da cidade, segundo a Vigilância Sanitária, foi realizada porta a porta para que comerciantes e trabalhadores recebessem as orientações dos profissionais da saúde sobre as medidas de higienização de ambiente e de proteção dos trabalhadores.

 Segundo o pessoal da Vigilância Sanitária, informa a nota enviada à redação do Viva!, os comerciantes não apresentaram muitas dúvidas em relação às medidas previstas no decreto e se mostraram cientes de suas responsabilidades.

A recomendação da Vigilância Sanitária aos trabalhadores, apontados por estudos científicos como os mais expostos aos riscos de contaminação, é a mesma para todos os cidadãos: manter o distanciamento, higienizar constantemente as mãos e usar máscaras.

Em relação à responsabilidade do empregador em caso de contaminação, a Vigilância Sanitária informa que se o empregado que eventualmente entrar com uma ação judicial comprovar que não havia no local de trabalho condições sanitárias estabelecidas no decreto, haverá implicações com base nas leis trabalhistas.

Os critérios de enquadramento do trabalhador no grupo de risco, segundo a Vigilância Sanitária, são os mesmos para a população em geral, ou seja, idosos, portadores de doenças crônicas (cardiovasculares, diabetes, hipertensão e doença pulmonar obstrutiva crônica), renais e asma.

 “Ainda não há evidências científicas que caracterizam pessoas com alergias respiratórias como pacientes de risco”, informa a Vigilância Sanitária. Os funcionários que estão no grupo de risco não devem trabalhar, os empregadores terão implicações com base nas leis trabalhistas se descumprirem essa regra.    

O pessoal da vigilância sanitária deverá manter as visitas aos estabelecimentos de comércio e serviço do município, cada dia num itinerário, enquanto perdurar a pandemia, informa a nota.

Comentários