//PANDEMIA// Governo atualiza Plano SP e Serra Negra continua na fase 2

Governo do Estado decidiu estender a quarentena até o dia 14 de julho

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira, 26 de junho, a quarta atualização do painel de fases da retomada econômica do Plano São Paulo, com extensão da quarentena até o dia 14 de julho. O avanço acelerado da pandemia no interior do Estado deixa nove regiões na fase vermelha de restrição total de atividades não essenciais.

Campinas, região à qual Serra Negra pertence, continua na fase 2, laranja. A assessoria de imprensa da prefeitura confirmou que a cidade vai continuar seguindo as determinações do Plano São Paulo, e portanto não haverá mudanças nas restrições ao funcionamento das atividades empresariais, comerciais e de serviços. 

Já a melhora de índices em parte da Grande São Paulo permite que a capital e as sub-regiões do ABC e de Taboão da Serra avancem à fase amarela, que permite atendimento presencial restrito em bares, restaurantes e salões de beleza. Nas demais três sub-regiões da Grande SP e outras sete áreas do interior e litoral, permanece a fase laranja, com reabertura de 20% da capacidade de escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias por quatro horas diárias.

As regiões que estão na fase vermelha são as dos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de Araçatuba, Bauru, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto e Sorocaba. Já na etapa laranja, ficam as áreas de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Campinas, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté, além das sub-regiões Leste (Alto Tietê), Norte (Franco da Rocha) e Oeste (Osasco) da Grande São Paulo.

Na fase amarela, a flexibilização prevê abertura limitada a 40% da capacidade de todos os setores previstos na laranja e seis horas de expediente, além da retomada controlada e parcial de atendimento presencial em salões de beleza e barbearias, bares e restaurantes – o consumo local só será liberado em áreas arejadas e segundo rígidos protocolos sanitários estabelecidos no Plano SP.

Apesar do aval do governo do Estado para o avanço à fase amarela em parte da Região Metropolitana de São Paulo, a recomendação é para que as prefeituras só liberem o atendimento presencial em salões de beleza e barbearias, bares e restaurantes a partir do dia 6 de julho. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, já adiantou que vai seguir a orientação de médicos e especialistas do Centro de Contingência do coronavírus.

Segundo o status dos indicadores do Plano São Paulo nesta quarta atualização, a capacidade hospitalar para atendimento a pacientes graves de covid-19 é satisfatória em praticamente todas as regiões do Estado. Porém, o aumento no número de casos na maior parte do Interior provocou o regresso à restrição total em praticamente metade do território estadual.

Na média estadual medida a cada sete dias e fechada na quarta-feira (24), houve redução na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para covid-19 de 66,5% para 65,5%, além de aumento na média de vagas por cem mil habitantes de 19,1 para 19,7.

Na mesma comparação do período atual ao anterior, a média estadual de casos de infectados por coronavírus subiu 35%, enquanto que a taxa de internações caiu 2%. A taxa semanal de mortes por covid-19% subiu 11% em relação à reclassificação da semana passada.

Em números absolutos,  junho até esta sexta-feira (26) registrou 138.889 novos casos em relação a maio, que teve 81 mil infecções confirmadas no período. Já as internações de junho somaram 46.092, com queda em relação ao total de 46.735 do mês anterior. As mortes por covid-19 em junho vitimaram 6.144 pessoas no Estado, ante 5.240 em maio.

O Estado soma agora 258.508 casos confirmados de covid-19. Até agora, 41.693 pessoas foram curadas da doença. Houve 13.966 óbitos em consequência do novo coronavírus. Há ainda 5.666 pessoas internadas em UTIs de todo o Estado em casos suspeitos ou confirmados de covid-19, além de 8.274 pessoas internadas em enfermarias.

Nesta sexta-feira (26), pela terceira vez na semana, e de forma consecutiva, o Estado de São Paulo bateu o recorde de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em um único dia, com a notificação de mais 9.921 registros  nas últimas 24 horas. (Com informações da Agência Brasil e SP Notícias)

Comentários