//PANDEMIA// Falta de leitos na região pode levar Serra Negra de volta à quarentena total


O governo do Estado está preocupado com a crescente utilização de leitos hospitalares destinados a pacientes de covid-19 nas regiões de Campinas, à qual Serra Negra pertence, e Sorocaba. Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a ocupação de leitos de UTI para tratamento de coronavírus em hospitais públicos da região de Campinas está em cerca de 74%, enquanto em Sorocaba chega a 83%.

"Nós apresentamos esses dados crescentes na taxa de ocupação das duas regiões com muita preocupação", disse Vinholi. “E quando analisamos apenas as cidades de Campinas e de Sorocaba, os números são mais preocupantes ainda”, disse. O secretário ressaltou que a taxa de internação de leitos de UTI em Campinas cresceu 104% nos últimos sete dias, na comparação aos sete dias anteriores. Já na cidade de Sorocaba, o crescimento nos últimos sete dias foi de 127%.

Para tentar diminuir a taxa  nas duas regiões, o governo encaminhou nesta semana 65 respiradores para Campinas e 25 para Sorocaba. Cada respirador significa um novo leito para tratamento de covid-19. “Até sábado, vamos encaminhar mais 50 respiradores para as duas regiões, ampliando a capacidade hospitalar e mantendo vagas de UTI para todos.”

As duas regiões estão classificadas na fase 2- laranja, chamada de controle, do Plano São Paulo, da retomada econômica do Estado. O plano é regionalizado e dividido em cinco fases. Na fase laranja, as regiões podem reabrir serviços como shoppings, comércio de rua, concessionárias e escritórios, desde que limitem o acesso a 20% do total de público e a quatro horas o seu período de funcionamento diário.

Caso Campinas e de Sorocaba continuem apresentando crescimento de internações por covid-19, aumento no número de casos ou óbitos pela doença, essas regiões poder voltar a serem classificadas na fase 1- vermelha, de alerta máximo, ou seja, terão que se manter em quarentena, sem poder abrir quaisquer serviços que não sejam considerados essenciais.

Segundo o governo paulista, o número de casos de coronavírus e de outros indicadores, como óbitos e internações, vem crescendo no interior do Estado, enquanto mantém certa estabilidade na região metropolitana paulista. “O número de novas internações está bastante estável. Ontem, a média dos últimos sete dias, em comparação aos sete dias anteriores, ficou praticamente igual, com 1% de acréscimo de internações”, disse o secretário.

O número de casos de covid-19 disparou em Amparo. De ontem, 17 de junho, para esta quinta-feira, foram registrados mais nove casos, elevando o total, até agora, para 124 pessoas infectadas pelo novo coronavírus na cidade vizinha. Há ainda 38 casos suspeitos e seis óbitos registrados.

A ala de enfermaria reservada para pacientes de covid-19 na Santa Casa Anna Cintra lotou. Na Beneficência Portuguesa, atingiu 55% da capacidade. Metade da ala de UTI da Santa Casa reservada aos contaminados pelo novo coronavírus está ocupada. Na Beneficência Portuguesa, a ocupação atingiu 25% dos leitos.

Em Serra Negra, segundo informou a Secretaria de Saúde, não houve nenhum caso novo de covid-19 de ontem para hoje. Há, ainda, quatro pacientes em recuperação em suas casas e 20 casos sob suspeita, aguardando o resultado dos testes, entre os quais um óbito.

Nesta quinta-feira, o Estado de São Paulo totalizou 11.846 óbitos e 192.628 casos confirmados do novo coronavírus. Entre as pessoas diagnosticadas com o covid-19, 35.419 foram internadas, curadas e tiveram alta hospitalar.

Dos 645 municípios, houve pelo menos uma pessoa infectada em 586 cidades, sendo 326 com um ou mais óbitos. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 71,3% na Grande São Paulo e 67% no Estado. O número de pacientes internados é de 14.041, sendo 8.620 em enfermaria e 5.421 em unidades de terapia intensiva. (Com informações da Agência Brasil)

Comentários