//OPINIÃO// Uma frente ampla para superar a crise em Serra Negra


Carlos Motta

A questão do reabrir ou não as atividades comerciais e de serviços em Serra Negra está resolvida. Por enquanto, já que um pequeno grupo de serranos vive na ilusão de que o covid-19 é uma gripezinha e o isolamento social é uma forma de os comunistas tomarem o poder - e com essas convicções continuam tramando planos para forçar o Executivo a promover novamente o liberou geral.

Esse pessoal é tão ridículo e inexpressivo que não merece nem ser nominado. Deixemos, portanto, essa turminha de lado, e vamos ao que importa.

E o que importa é saber o que fazer depois que a crise provocada pelo covid-19 passar - se ela passar, já que o governo federal, que teria a obrigação de liderar o processo de enfrentamento da pandemia e de recuperação do país, parece gostar mais do coronavírus do que do povo. 

Como tudo está ao deus dará, sem comando central, sem diretrizes claras, com cada um cuidando do seu, é mais que hora de as autoridades de Serra Negra se debruçarem para traçar alguns planos básicos visando o dia seguinte.

Para tanto, deveriam, antes de mais nada, partir do princípio de que a ajuda que terão das esferas estadual e federal será mínima, insuficiente para as necessidades básicas.

Outro ponto importante é esquecer a questão eleitoral. Os votos a favor desse grupo que está na prefeitura vão depender, e muito, do que fizerem para atenuar a crise na cidade. Ruas asfaltadas contam a favor, mas na situação atual em que se encontra, a população prefere atendimento médico de qualidade, boa educação para os filhos, e renda para se manter, ou seja, emprego.

Serra Negra, como todos sabem, é uma cidade que depende do turismo, do comércio e do setor de serviços para proporcionar uma qualidade de vida razoável aos seus habitantes. O setor industrial inexiste. 

Para manter a arrecadação em níveis minimamente satisfatórios, o município necessita dos repasses constitucionais do Estado e da União, que serão baixos durante um bom tempo, e dos tributos municipais, principalmente ISS e IPTU. 

Atrair mais turistas no pós-pandemia é uma providência básica, vital. Quanto mais gente vier gastar na cidade, mais a cidade arrecadará. 

Mas isso ainda é pouco. 

Será preciso muito mais para que Serra Negra não sucumba numa longa e dolorosa crise.

Uma sugestão que faço, humildemente, seria a formação de um grupo que reunisse representantes de vários setores da sociedade - trabalhadores, empresários, especialistas diversos, políticos - com a missão de apresentar sugestões para a recuperação econômica. 

Uma espécie de "frente ampla".

Ou a consecução prática daquele antigo e sábio dito popular de que várias cabeças pensam melhor do que uma.

De qualquer forma, na situação em que nos encontramos, é melhor tentar alguma coisa do que não fazer nada.




Comentários