//OPINIÃO// Que a vida volte ao normal. Mas que haja vida!



Carlos Motta

Comerciantes que fazem parte do grupo que pressionou a prefeitura serrana para que suas lojas fossem reabertas em plena pandemia do covid-19, o maior desastre sanitário do planeta em um século, provavelmente enfrentam problemas em interpretar textos.  

Em grupos de WhatsApp e mesmo em conversas com pessoas que se relacionam com os jornalistas do Viva! Serra Negra, vários deles têm se queixado, até de maneira agressiva, de que este portal noticioso é contra a reabertura de seus negócios. 

Ora, se isso fosse verdade, seria melhor que tirássemos do ar o Viva!, pois a sua razão de existir é justamente, como seu próprio nome diz, a vida em Serra Negra, com todas as suas nuances - e não existiria vida, muito menos Serra Negra, sem o trabalho de milhares de cidadãos, que fazem desta uma cidade amada por turistas de todos os cantos do Brasil.

Não, não somos contrários à reabertura do comércio e dos serviços na cidade, que isto fique bem claro.

Somos, sim, contra o funcionamento desses estabelecimentos neste momento, quando a pandemia ainda não atingiu o seu pico, quando mais de mil brasileiros morrem vitimados pelo coronavírus diariamente, quando dezenas de milhares se contaminam a cada dia, quando o sistema hospitalar está a um passo do colapso - e quando as autoridades médicas recomendam medidas mais fortes de isolamento social. 

Infelizmente essa é a realidade, por mais que alguns queiram negá-la, por mais que o governo federal faça para esconder os números da tragédia e desinformar a população. 

É óbvio que nós queremos que Serra Negra volte ao seu ritmo normal, que as lojas, bares, restaurantes, hotéis e pousadas, fiquem lotados de turistas.

É mais que evidente que nós desejamos que para cá venham milhares de pessoas, que elas se encantem com as belezas da cidade, com o atendimento e qualidade do seu comércio, com a excelência de sua culinária, e voltem sempre, cada vez em maior número.

É justamente por isso que torcemos para que esta pandemia seja controlada o mais breve possível, para que tudo se normalize, todos retornem aos seus trabalhos e a vida siga seu curso natural.

Mas, infelizmente, essa reabertura precipitada do comércio e dos serviços em Serra Negra vai provocar um efeito contrário. 

Não há a menor dúvida de que em poucos dias haverá muito mais casos de covid-19 entre nós, justamente por causa desse "liberou geral" decretado pela prefeitura e pela sensação de normalidade que ele causou na população.

E nesse cenário, é evidente que medidas duras terão de ser tomadas, sob o risco de a cidade ser soterrada por uma catástrofe sanitária jamais vista.

Comerciantes dizem que a volta ao trabalho era imperativa, que não estavam mais conseguindo sobreviver, que seus negócios rumavam à falência, que famílias inteiras de funcionários dependem das lojas abertas para levar comida para casa.

É evidente que há exagero nessas afirmações - até as pedras sabem que 90% dessa choradeira é jogo de cena e que ninguém até o momento passou fome na cidade por causa da pandemia. 

Mas se essas alegações fossem verdadeiras, seriam mais um motivo para que a maioria dos serranos observasse estritamente as regras do isolamento social e as precauções para diminuir os riscos de infecção pelo novo coronavírus.

Pois se isso fosse feito, é bem provável que em julho, o mês apreciado pelos turistas para vir a Serra Negra, a vida estaria entrando novamente nos eixos.

A experiência mundial vem demostrando que quanto mais rígido for o isolamento social, mais rapidamente a comunidade atingida pela pandemia se recupera. Vide exemplos da China, Itália, França, Alemanha, Espanha...

Junto com isso, os governos dos países desenvolvidos têm apoiado fortemente trabalhadores e empresas para que sofram o menos possível na crise. No Brasil, o governo federal coloca toda sorte de empecilhos para efetivar essa ajuda. 

É interessante observar que poucos líderes empresariais se insurgem contra essa criminosa inação de Brasília. Em Serra Negra, que deu mais de 80% dos votos ao atual presidente na eleição passada, esse assunto parece ser tabu. Comerciantes e até mesmo vereadores preferiram colocar na conta do Executivo local a resolução de seus problemas - e reabrir as lojas parece ter sido a solução mágica.

A sabedoria popular, pródiga em provérbios, reservou um que se aplica exatamente para este momento da vida de Serra Negra: "Quem tem pressa come cru."

Ou, se acharem esse dito um tanto quanto agressivo, aí vai outro que também poderia motivar uma reflexão por parte dos serranos: "A paciência é a mãe de todas as virtudes."

Comentários