//TURISMO// Campanha "vende" região para o pós-pandemia


O Circuito da Águas Paulista lançou na sexta-feira, 1º maio, a campanha #devalorparaointerior para informar que os municípios da região seguem as orientações de isolamento social da Organização Mundial de Saúde (OMS), enquanto se preparam para receber os turistas tão logo a situação de risco de contaminação diminuir e o fluxo de pessoas começar a voltar ao normal.

O lançamento foi realizado no Alto da Serra, principal ponto turístico de Serra Negra e da região, com a soltura de balões coloridos e o compartilhamento de uma transmissão em tempo real pela internet para que a população pudesse acompanhar.  


Fotos de pessoas sem máscara no Alto da Serra, no Instagram, provocaram questionamentos de serranos nas redes sociais sobre os riscos de aglomeração e de medidas para evitar a contaminação durante o evento de lançamento da campanha.

A desconfiança da população e a polêmica sobre as condições de segurança e riscos de contaminação ganharam força nas redes sociais com o compartilhamento também de comentários críticos ao evento no Alto da Serra, ilustrados com fotos do ano passado extraídas do Facebook da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Serra Negra, Maria Beatriz Spignardi Lucas.

“São fotos de um ano atrás, que usei para divulgar o evento”, explicou Beatriz. Ela informa que foram tomadas, no evento, todas as medidas necessárias para evitar a contaminação.

Participaram apenas, segundo ela, representantes dos nove municípios da região, além de jornalistas e os integrantes da banda que se apresentou no local gratuitamente.



“Todos estavam de máscara, com exceção dos músicos, com distanciamento de um metro entre as pessoas, com álcool em gel disponível e lembrando que estávamos em um lugar amplo e aberto”, afirmou

Além disso, segundo ela, não havia no local mais do que 30 pessoas. “Ninguém se cumprimentou com apertos de mãos, abraços e beijos. Todos estavam conscientes da importância da ação e dos cuidados com a saúde”, afirmou a secretária.


O lançamento da campanha foi divulgado com a informação, ela lembra, de que o acesso ao local estaria restrito e de que não haveria a participação de muitas pessoas para não provocar aglomeração. 

Embora a cidade esteja em isolamento social com hotéis e comércio fechados para o turismo, os idealizadores da campanha entendem que este é o momento ideal para manter Serra Negra e o Circuito das Águas Paulista como principal opção de turismo e lazer na memória dos visitantes quando puderem voltar a viajar.

O momento, explica a secretária, é de unir os esforços entre os nove municípios do Circuito das Águas Paulista para quando a vida começar a voltar ao normal. “A ideia da banda e da soltura dos balões foi uma forma de trazer alegria e esperança para todos”, diz Beatriz.

Em vídeo gravado por sete prefeitos da região, o prefeito de Serra Negra, Sidney Ferraresso (DEM), solicita aos visitantes que não cancelem, mas apenas adiem suas viagens para depois da quarentena.



A campanha, explica Beatriz, foi elaborada com foco também na reativação da economia no período pó-pandemia. “Estamos todos preocupados com a saúde e situação econômica da cidade durante e pós-pandemia”, afirma.

A secretária enfatiza a importância do uso da hashtag #devalorparaointerior por empresários, trabalhadores, serranos e frequentadores de Serra Negra para marcar suas fotos e estabelecimentos comerciais, como hotéis, lojas, restaurantes e bares, assim como pontos turísticos e tudo o que compartilharem em suas redes sociais sobre Serra Negra e o Circuito das Águas Paulista.

“Vamos impulsionar essa hashtag para dar visibilidade a Serra Negra e para que os turistas continuem lembrando da nossa cidade e a gente consiga trazê-los de volta”, salientou. 



Comentários