//PANDEMIA// Casos aumentam na região; Jaguariúna tem 1ª morte


A pandemia do covid-19 se agrava na região do Circuito das Águas Paulista. Nesta terça-feira, 26 de maio, a Prefeitura de Jaguariúna informou a primeira morte causada pelo novo coronavírus. A cidade registra 48 casos confirmados. Em Amparo, o número de casos confirmados subiu para 35 - quatro a mais que na segunda-feira. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Anna Cintra está com 78% dos leitos ocupados, e o da Beneficência Portuguesa, 50%. Duas pessoas morreram na cidade vitimadas pelo covid-19.

Socorro também registrou a primeira morte pela doença, que atinge, oficialmente, oito pessoas no município. Em Serra Negra, os casos confirmados permanecem em número de cinco, mas os casos suspeitos aumentaram de seis para oito. Em Águas de Lindoia já houve uma morte e os casos confirmados somam 13.

Com 203 mortes registradas nas últimas 24 horas, o Estado de São Paulo chegou a 6.423 óbitos causados pelo novo coronavírus. O Estado contabiliza, até este momento, 86.017 casos confirmados de covid-19. Dos 645 municípios paulistas, 511 registram pelo menos um caso da doença.

O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação da covid-19 passa de 12 mil em todo o Estado, sendo 4.779 internados em UTI e 7.506 em enfermarias. A taxa de ocupação de leitos de UTI reservados para atendimento a pacientes com o novo coronavírus é de 74,5% no Estado e de 87,7% na Grande São Paulo.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou, durante visita à escola Raul Brasil, em Suzano, que o Estado não terá "lockdown" (bloqueio total) neste momento.

A medida prevê isolamento social mais rígido e pode incluir a aplicação de penas para quem desrespeitá-la. “O que posso antecipar é que nós não teremos o protocolo de lockdown sendo aplicado neste momento, seja na capital de São Paulo, ou em qualquer outra cidade do estado”, disse. “O protocolo do lockdown existe, está pronto, mas ele não será aplicado neste momento”, acrescentou.

O período de quarentena em São Paulo, que teve início no dia 24 de março, foi estendido até domingo, 31 de maio. Depois desse período, informou Doria, o Estado pode estabelecer uma quarentena "inteligente", variando por região. O governador disse, porém, que os detalhes só serão esclarecidos em entrevista coletiva nesta quarta-feira (27), a partir do meio-dia, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

No Brasil, foram registradas nesta terça-feira mais 1.039  mortes por covid-19, chegando ao total de 24.512. O resultado representou um aumento de 4,4% em relação a segunda-feira, quando foram contabilizados 23.473 óbitos provocados pela doença. 

Foram incluídas nas estatísticas do Ministério da Saúde 16.324 novas pessoas infectadas com o novo coronavírus, somando 391.222 casos confirmados. O resultado marcou um acréscimo de 4,3% em relação a segunda-feira, quando o número de pessoas infectadas estava em 374.898. (Com informações da Agência Brasil)

Comentários