//PANDEMIA// Brasil tem casos e mortes recordes


O Brasil registrou nesta terça-feira, 19 de maio, recordes de casos e mortes por coronavírus, informou o Ministério da Saúde, um dia depois de o país se tornar o terceiro do mundo com maior número de infecções confirmadas.

Segundo o ministério, foram 1.179 novos óbitos contabilizados, o que eleva o total para 17.971. Já os casos confirmados aumentaram 17.971, para 271.628.

As máximas diárias anteriores eram de 881 mortes, nível verificado em 12 de maio, e de 15.305 infecções, de 15 de maio.

A divulgação diária dos números pelo Ministério da Saúde não indica que as infecções e óbitos tenham necessariamente ocorrido nas últimas 24 horas, mas sim que os registros foram inseridos no sistema no período.

Depois de ultrapassar Alemanha e França na semana passada, o Brasil superou Espanha e Reino Unido em número de casos na segunda-feira, o que coloca o país atrás apenas de Estados Unidos e Rússia na contagem global.

Em Serra Negra são quatro os casos confirmados e sete os suspeitos. Trinta e dois casos foram descartados, informa a Secretaria de Saúde do município.

A taxa mensal de ocupação de leitos de pacientes com a covid-19 evoluiu de 9% em fevereiro para 47% em abril, de acordo com dados de atendimento assistencial prestado por 45 operadoras de planos de saúde que dispõem de rede própria hospitalar. Já a taxa média de ocupação de leitos para demais procedimentos mostrou recuo nos três primeiros meses do ano, passando de 66% em fevereiro para 61% em março e 51% em abril.

É o que revela o Boletim Covid-19, divulgado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com monitoramento realizado no setor de planos de saúde durante a pandemia do novo coronavírus. 

O documento indica que houve expansão no número de internações por síndrome respiratória aguda grave (sars), em comparação ao mesmo período do ano passado. As internações por sars subiram de 936 em fevereiro para 2.575 em março e para 5.432 em abril de 2020. 

No mesmo período de 2019, os números eram 920 internações em fevereiro, 1,561 em março e 1.800 em abril. O Sars-CoV-2 é o novo coronavírus identificado como agente etiológico da doença pelo coronavírus 2019 (covid-19) que começou em Wuhan, na China, no fim de 2019, e se espalhou pelo mundo.

Comentários