//FALA, CIDADÃO!// Não fique em casa. Morra em casa!


Vladimir Kapor

Não se assustem, não é uma crítica, apenas uma constatação a todas orientações, de todos, que de alguma forma estão na linha de frente ao combate dessa horripilante pandemia.

Ainda hoje, pela manhã, um amigo, testado positivo para covid-19, em isolamento domiciliar, com dificuldades para respirar e dores etc, procurou por uma unidade de saúde. O medico auscultou seu pulmão, fez outros procedimentos, e orientou seu retorno ao isolamento domiciliar.

O amigo, no desespero, fez uma consulta online com um médico do Sírio-Libanês (SP), ele tinha como pagar, o médico requereu tomografia do pulmão e exame de sangue, exames comuns no protocolo da OMS.

Como nossas unidades de saúde estão no limite de sua capacidade, nossos médicos no limiar de suas capacidades físicas, tais exames não foram realizados pela unidade de saúde.

Meu amigo possui condições financeiras, optou por pagar os exames (R$ 750), os exames revelaram agravamento de seu caso, com o comprometimento de 20% de sua capacidade pulmonar.

Seguindo os protocolos, foi orientado a voltar para casa e manter isolamento e acompanhar a progressão da doença.

Questionando a decisão, os médicos explicaram, devido à ocupação dos leitos os protocolos definem como casos de internação as pessoas com mais de 50% de sua capacidade respiratória comprometida.

Em outras palavras, hospital é para quem esta "meio morto, meio vivo", tenha você dinheiro ou não.

Independentemente da sua condição, se saiu de casa por opção, por necessidade ou por obrigação, tendo dinheiro ou não, nossa defesa e só, e somente, NOSSA CASA.

Para quem acha que estou falando de Manaus, Fortaleza, São Paulo, não, estou falando de Amparo, hoje, 30 de maio, às 10h30.

Comentários