//SAÚDE// Estudo prevê pandemia mais forte no interior em 3 semanas


Os casos de Covid-19 no interior paulista estão três semanas atrás dos números registrados na capital e regiões metropolitanas como Campinas, Sorocaba e Baixada Santista, segundo estudos divulgado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Essa contenção do número de casos é resultado do isolamento feito em São Paulo. “Então não é hora de relaxar a quarentena. Estamos vivendo a maior calamidade pública desde a gripe espanhola”, disse o professor Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, da Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu e integrante do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, a TV Unesp.

Cidades maiores, ele explica, têm uma maior responsabilidade, que é proteger as cidades pequenas da disseminação do covid-19. Segundo os especialistas o maior problema do interior e cidades pequenas do Estado é a falta de acesso a hospitais e equipamentos.



"Os municípios menores estão longe dos hospitais, com menos acesso a equipamentos”, destacou. “As medidas tomadas até o momento mostram que o isolamento social está funcionando, está conseguindo frear o processo”, observou o professor titular Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da Unesp em Presidente Prudente.

 Pesquisas estão em desenvolvimento sobre a atual situação da disseminação do novo coronavírus. Uma delas se concentra na análise de dados de redes sociais, e a outra na análise de dados de rumores.

Comentários