//PANDEMIA// Hotéis continuam fechados pelo menos até dia 22

Reunião dos prefeitos do Consórcio do Circuito das Águas foi na Câmara Municipal

A Prefeitura de Serra Negra prorrogou a suspensão do funcionamento da rede hoteleira no município até 22 de abril por meio do Decreto nº 5.035. A suspensão iria até esta segunda-feira, 13 de abril, de acordo com o Decreto nº 5033, também do município.

A medida se dá em função da indefinição do governo de São Paulo que, no Decreto nº 64.881, que instituiu a quarentena em todo o Estado devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), não esclarece para quais fins os serviços de hospedagem podem ser oferecidos. No texto do decreto, o Parágrafo 1º do Artigo 2º aponta os hotéis entre os serviços essenciais, mas não estabelece critérios.

“Existe uma dúvida dos prefeitos e de todos os gestores do turismo se os hotéis podem funcionar também para o turismo ou se somente para logística de profissionais que atuam nos serviços essenciais. Diante disso, até por segurança dos próprios hoteleiros, prorrogamos o decreto até que o Estado se posicione de maneira mais clara, discriminando melhor a atuação dos hotéis”, afirmou o prefeito Sidney Ferraresso (DEM)..

A decisão de prorrogar a suspensão dos funcionamento dos hotéis ocorreu na noite desta segunda-feira, 13, depois de reunião com demais prefeitos e secretários de Turismo do Consórcio do Circuito das Águas.

O presidente do consórcio, André Bozola (PTB), prefeito de Socorro, confirmou que está programada para o fim da tarde desta terça-feira, 14, uma videoconferência entre os prefeitos do consórcio e o secretário estadual de Turismo, Vinícius Lummertz.




Uma das pautas será justamente essa controvérsia do decreto estadual em relação à rede hoteleira.

Além disso, os prefeitos reivindicarão 100% dos recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), já que a arrecadação na região diminuirá consideravelmente, uma vez que a setor turístico, paralisado devido à crise, representa a fatia mais importante da economia da região, ainda mais porque no ano passado os municípios receberam apenas 20% dos recursos previstos inicialmente.

Os prefeitos também interpelarão o secretário para saber qual a orientação do Estado aos municípios diante do que foi publicado no boletim epidemiológico nº 7, do Ministério da Saúde, especial sobre o coronavírus, na segunda-feira, 6. Segundo a nota, “a partir de 13 de abril, os municípios, Distrito Federal e Estados que implementaram medidas de Distanciamento Social Ampliado (DSA), onde o número de casos confirmados não tenha impactado em mais de 50% da capacidade instalada existente antes da pandemia, devem iniciar a transição para Distanciamento Social Seletivo (DSS)”.

Associação Comercial critica decisão


A Associação Comercial e Industrial de Serra Negra (Acia) considera a decisão do prefeito Sidney Ferraresso de manter pousadas e hotéis fechados até o dia 22 de abril prejudicial às finanças da rede hoteleira do município e à economia da cidade. 

“Liberar o funcionamento dos meios de hospedagem neste momento seria uma estratégia para a recuperação da economia local com mais velocidade”, afirmou o presidente da entidade, José Luiz Machado.


Machado: rede hoteleira de
Serra Negra também atende
o turismo de negócios
Se os hotéis e pousadas estivessem funcionando nesta semana, segundo ele, já seria possível começar a receber pedidos de reservas para a partir do dia 22 de abril, quando expira o decreto estadual que prevê a quarentena e o fechamento de todo o comércio. 

Diferentemente do comércio que vende e recebe no ato, a rede hoteleira, ele explica, vende hoje os pacotes e programa para que os hóspedes venham em datas futuras. 

“Muitos hóspedes já estão comprando os pacotes de fim de ano, portanto abrir os meios de hospedagem hoje não significa uma enxurrada de turistas na rua repentinamente”, afirma.

Se hotéis e pousadas permanecerem fechados até 22 de abril, ele argumenta, quando o comércio estiver liberado para o atendimento ao público, não haverá turistas para comprar.  

Se autorizar a abertura da rede hoteleira agora, segundo ele, quando o comércio voltar a funcionar, haverá turistas circulando na cidade. 

Além disso, de acordo com ele, a rede hoteleira de Serra Negra atende também o turismo de negócios. 

Como maior polo hoteleiro do Circuito das Águas, ele relata, hotéis e pousadas hospedam, durante a semana, representantes comerciais, entregadores, gerentes e supervisores de empresas que atendem os municípios da região.



“Esse é, por exemplo, o caso do vendedor de carne que fornece para os supermercados e que dorme em uma pousada em Serra Negra, assim como aquele que dorme em seu caminhão também em Serra Negra. Ambos necessitam de dois ou mais dias para executarem seu trabalho”, explica. 

Segundo ele, a situação é a mesma de representantes do setor alimentício de forma geral e de outros segmentos, como materiais elétricos. Essas pessoas, ele avalia, de qualquer forma já estão circulando pelas ruas de Serra Negra. 

“Representantes, fornecedores, entregadores e fiscais já estão circulando pela cidade o tempo todo, a única diferença é que estão dormindo em outras cidades onde a rede hoteleira está liberada para funcionar conforme decreto estadual”, conclui.

Comentários