//SAÚDE// Serra Negra tem 4 casos de dengue


Serra Negra registra 14 notificações de dengue sendo dois casos em investigação, oito casos descartados e quatro casos positivos (três autóctones e um importado). Além disso, apresenta alto índice de larvas. 

“Devemos avisar o cidadão, o seu vizinho, para cuidar desses locais que estão apresentando a larva para que possamos evitar o surgimento da doença. O melhor para a saúde pública é a prevenção, e assim estamos fazendo”, alertou a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes. 

A recomendação é adotar todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. É necessário manter fiscalização e limpeza em:
Latas de tintas, baldes, regadores e plásticos utilizáveis;
Vasos de plantas com água;
Água para consumo animal, principalmente de cães e gatos;
Encerado para cobrir areia de construção e outros materiais;
Pneus.

Serra Negra possui equipamentos para identificação de larvas

Um dos diferenciais na prevenção contra a dengue no município são os equipamentos utilizados. Um deles, um microscópio adquirido em 2019, é capaz de identificar larvas provenientes dos mosquitos aedes aegypti, transmissores das arboviroses (dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela). 

O equipamento possui lente microscópica com aumento de até .1600 vezes e iluminação de LED. O coordenador Sandro foi capacitado para operá-lo. “Antes, tínhamos que enviar as amostras colhidas para a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), em Mogi Guaçu, e isso levava um tempo a mais para sair os resultados. Agora, podemos analisar todas as amostras aqui mesmo e agilizar o controle das arboviroses”, garantiu.

Comentários