//SAÚDE// Italianos transformam máscara de mergulho em respirador


A pandemia provocada pelo novo coronavírus tem despertado não só a solidariedade de várias pessoas, empresas e instituições, mas também exigido soluções criativas para muitos dos problemas que vem apresentando. 

Na Itália, um dos países mais afetados pelo avanço do covid-19, onde o sistema de saúde se encontra superlotado e há falta de respiradores, necessários para a recuperação de pacientes mais graves, engenheiros encontraram uma solução original para aumentar o número desses aparelhos nos hospitais: converter máscaras usadas em mergulhos em respiradores eficazes que podem salvar vidas.

Os engenheiros Cristian Fracassi e Alessandro Romaiol, da Isinnova, foram os responsáveis por esse projeto. A Decathlon, varejista de artigos esportivos que também tem lojas no Brasil, está fornecendo a máscara de snorkel marca Easybreath. Elas custam 25 euros. Os engenheiros foram responsáveis pelas modificações necessárias, incluindo o design e a impressão 3D das válvulas que fazem a conexão entre a máscara e os tubos da máquina respiratória.

As plantas do novo respirador foram disponibilizadas gratuitamente, para que os hospitais possam fazer os aparelhos. Um vídeo no Youtube detalha a montagem.

Comentários