//SAÚDE// Empresários desistem de fazer ato para reabrir comércio


O grupo de empresários de Serra Negra que planejava fazer uma manifestação na segunda-feira, 30 de março, em frente à prefeitura, pela reabertura do comércio local, voltou atrás em sua intenção. A decisão foi tomada depois de uma reunião entre representantes do comércio, indústria, serviços e autoridades municipais, nesta sexta-feira, 27 de março, na Delegacia Civil de Polícia do município.

Os argumentos do delegado Rodrigo Cantadori conseguiram demover os líderes do grupo da ideia de fazer o ato público e os convenceram a cumprir a determinação legal.

A liderança do movimento divulgou, num grupo no WhatsApp que reúne comerciantes locais, um comunicado informando que as autoridades serranas foram taxativas no posicionamento de que o comércio deve cumprir a determinação de suspensão do atendimento presencial previsto no Decreto Municipal nº 5.029 e no Decreto Estadual nº 64.881. Os dois decretos integram as medidas de combate à pandemia do covid-19 dos governos municipal e estadual.

Mesmo que a prefeitura suspendesse o decreto municipal, os comerciantes entenderam que devem acatar a determinação do decreto do governo do Estado de São Paulo, que determina o fechamento das lojas para o público até 7 de abril.

Eles também compreenderam que caso descumpram o decreto estadual poderão incorrer na prática de crime contra a saúde pública, disposto no Artigo 268 do Código Penal.



Estabelecer um canal de diálogo com as autoridades municipais foi a alternativa apresentada pelos líderes ao grupo de comerciantes. “Então, acreditamos que o caminho seja o do diálogo”, diz um trecho da nota divulgada no WhatsApp dos empresários. 

Uma nova reunião com as autoridades municipais será realizada na quarta-feira, 1º de abril. Nela, o grupo quer solicitar à Prefeitura de Serra Negra que encaminhe as indicações e preocupações dos comerciantes ao governo do Estado de São Paulo.

Receosos de que o grupo se desanime e se dissipe, os líderes do movimento pediram paciência e que os seus integrantes continuem a acompanhá-los no WhatsApp.

A íntegra do comunicado dos empresários é a seguinte:

Foi realizado hoje pela manhã, uma reunião entre membros do Comércio, Indústria e Serviços, e, autoridades locais, reunião esta proposta pelas autoridades que entraram em contato com idealizadores do movimento, para discutir quando e de que forma será a reabertura das empresas, foi solicitado um plano de prevenção ao combate a proliferação ao vírus que será discutido em reunião posterior, porém foram taxativos que devemos cumprir uma determinação do estado sob decreto do Governador João Doria (DECRETO Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020), que determina quarentena a todos os estabelecimentos comerciais do estado, salvo exceções do Decreto.

Portanto, mesmo com a revogação do decreto municipal valerá a decisão superior do Estado. E "o descumprimento deste decreto, ao disposto nos artigos 268 e 330 do Código Penal, se a infração não constituir crime mais grave." Como determina o Artigo 3º.

Então, acreditamos que o caminho seja do DIÁLOGO.

Ficou marcado uma nova reunião na próxima quarta-feira dia 01, para avaliarmos os resultados dessa movimentação. Nela pediremos à prefeitura que encaminhe as nossas  indicações e preocupações ao Governo do Estado.

Gostaríamos de pedir a todos PACIÊNCIA e BOM CENSO (sic).

Sem dúvida todos aqui estão dispostos a encontrar uma solução, o mais rápido possível, porém é um momento de cautela.

Estamos certos que encontraremos uma solução o quanto antes.

Peço a gentileza que por enquanto não saiam do grupo pois informaremos os passos que estão sendo dados neste sentido, e por favor DIVULGUEM o link do abaixo-assinado, isso nos dará mais força para reunião de quarta-feira. Pois devido a essas medidas restritivas é a única forma que temos para nossas reivindicações. DIÁLOGO e UNIÃO.

Comentários