//SAÚDE// Colorado impõe regras aos clientes e descarta desabastecimento

Caroline Marson, do Colorado: "Seguimos o padrão
europeu do distanciamento e da higienização"

Salete Silva

Já na segunda-feira passada, 16 de março, o movimento nos supermercados em São Paulo superava em quase 20% o de igual período do mês passado, segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS).

O fluxo de consumidores que limparam prateleiras em vários lugares do Estado e do país cresceu vertiginosamente também em Serra Negra, onde os supermercadistas, como  Caroline Saragiotto Marson, a Carol, sócia do Colorado Supermercados, tiveram de tomar medidas para controlar a circulação de pessoas nas lojas e reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus.

Carol se inspirou em medidas adotadas na Europa, treinou funcionários e limitou em 20 clientes por vez na loja do Colorado do shopping e dez nas outras quatro lojas da cidade.

O movimento de consumidor ainda é alto nos supermercados, mas deve se normalizar nos próximos dias e, segundo a empresária, não haverá desabastecimento. Até o abastecimento de álcool gel, ela informa, deve se normalizar. Alguns produtos podem sofrer remarcação de preços como o álcool gel e o leite.


Faixas marcam distância entre  fregueses
A empresária informa que os fornecedores vão manter as linhas de produção e só devem suspender se em algum setor das fábricas for registrado caso confirmado de covid-19.

“Se tivermos consciência coletiva vai ter alimentos para todos, pois somos uma grande nação e grandes produtores de alimentos”, afirma a empresária que, em entrevista ao Viva! Serra Negra, confessou se sentir triste com críticas e comentários de ódio nas redes contra empresários, que são acusados de se aproveitar da pandemia para remarcar preços e tirar vantagens financeiras. 

Ela também diz sentir medo. “Tenho medo, mas não seria justo deixar os funcionários para levar a bala e ficar em casa. Tomo as mesmas precauções que eles”, afirma.

A íntegra da entrevista é a seguinte:

Viva! Serra Negra - Quando o Colorado começou a registrar uma corrida dos consumidores?
Carol – A partir do dia 10 de março o movimento começou a aumentar consideravelmente.

Viva! Serra Negra – Quais eram os produtos mais procurados?
Carol – Álcool gel, que já não tínhamos mais, papel higiênico, leite, mercearia em geral, como arroz, feijão e óleo, além de produtos de limpeza, como desinfetantes e álcool comum.

Viva! Serra Negra - Qual é o perfil do consumidor, serranos ou turistas com casa de veraneio na cidade?
Carol - Os dois. Tanto os serranos como os turistas que se refugiaram aqui nas suas casas de veraneio estão preocupados. Todos chegando na mesma velocidade. Conforme as notícias foram aumentando, aumentou também o pânico nas pessoas.


Marcas também nos caixas
Viva! Serra Negra - Quando você percebeu que precisava tomar alguma providência para reduzir o fluxo de consumidores e o risco de contaminação pelo coronavírus?
Carol – Na quinta-feira, 19 de março, percebemos que se não tomássemos providências a situação fugiria do controle. Eu e meus irmãos, por medida de segurança, decidimos limitar o número de pessoas na entrada da loja.

Viva! Serra Negra - Quais foram as medidas tomadas?
Carol – Redobramos a higienização, limpando carrinhos, cestinhas e as esteiras de caixas. Disponibilizamos álcool na entrada para todos. E colocamos faixas de limitação para distanciar um cliente do outro. A princípio somente nos caixas, mas agora já estamos providenciando essas faixas no açougue, padaria, frios e também na fila do lado de fora.

Viva! Serra Negra – Qual é o limite de consumidores nos supermercados?
Carol - Estamos deixando em média 20 clientes por vez na loja do shopping e nas menores dez por vez.

Viva! Serra Negra - Onde você buscou ajuda para formular esse esquema? Se inspirou no que estão fazendo em outros países?
Carol - Buscamos ajuda em todos os lugares possíveis. Minha irmã esteve na Vigilância Sanitária que forneceu as orientações básicas. A Associação Paulista de Supermercados (Apas) também vem orientando o setor por meio de uma espécie de cartilha. Mas como aqui ainda estamos meio perdidos, consultamos uma amiga que mora em Vêneto, na Itália. Ela me passou informações sobre os procedimentos dos supermercados europeus.

Viva! Serra Negra – Quais medidas foram copiadas dos supermercados europeus?
Carol – Seguimos o padrão europeu do distanciamento e da higienização. Também estamos orientando para que venha às compras apenas uma pessoa de cada família, o que tem sido difícil. O brasileiro é povo latino, tem o costume de andar em bando. Estamos também incentivando o serviço de delivery e temos um site de compras.


Entrada de clientes é limitada
Viva! Serra Negra - Os consumidores seguem as regras ou ficam incomodados?
Carol - A maioria dos clientes elogiou as iniciativas, mas tem sim alguns que, por não entenderem talvez a gravidade do problema, criticam.

Viva! Serra Negra - Os funcionários foram treinados?
Carol – Sim, todos receberam orientações do nosso Departamento de Recursos Humanos. Fizemos um treinamento de Procedimento Operacional Padrão para cada setor e fizemos reunião com os funcionários para oferecer informações básicas.

Viva! Serra Negra – Como está o movimento agora?
Carol – O movimento continua alto, porém acredito que vai se normalizar. A maioria das pessoas já está bem abastecida, pois as compras foram além do normal. A partir da semana que vem acredito que as vendas serão somente de produtos perecíveis, como verduras, legumes, frutas, carnes e pães.

Viva! Serra Negra – Todas as lojas vão continuar funcionando?
Carol – Pretendemos manter todas as lojas funcionando. Se diminuir, aumenta o fluxo de pessoas, o que não é bom para a pandemia. Estamos na linha de frente, não podemos fechar e deixar as pessoas desabastecidas.

Viva! Serra Negra - Pode haver desabastecimento?
Carol - Acredito que não vai haver desabastecimento, pelo menos por enquanto as indústrias seguem normalmente com a linha de produção.

Viva! Serra Negra - Quais produtos continuam sendo os mais procurados? Já há falta de alguns?
Carol – Os mais procurados são álcool em gel e comum. Esses estão em falta, mas também acredito que logo se normalize.

Viva! Serra Negra - Os fornecedores vão parar? Haverá dificuldade de reposição de estoque?
Carol - Acredito que não vão parar. Atendemos a Unilever e recebi a informação de que as fábricas só interrompem a produção se houver algum caso de covid-19 no setor. Aqui no Brasil ainda não aconteceu. Porém, alguns setores da Unilever em outros países tiveram de interromper a produção.


Lanchonete está fechada
Viva! Serra Negra - E em relação aos preços, pode haver reajuste? Como está a negociação com os fornecedores?
Carol - Temos alguns aumentos pontuais, como o leite, por exemplo, que já subiu, e tivemos que fazer o repasse. O álcool em gel, que além de subir, sumiu do mercado.

Viva! Serra Negra – Você não tem medo da contaminação e de manter as portas abertas?
Carol - Tenho sim. Mas numa hora como essa, o comércio alimentício está na linha de frente, logo atrás da saúde, da Polícia e dos Bombeiros. Temos que cumprir nossa função social não é mesmo? Não seria justo deixar os funcionários para levar a bala e ficar em casa. Tomo as mesmas precauções que eles.

Viva! Serra Negra – Qual é o seu sentimento como empresária nesta crise sanitária e qual é a sua recomendação aos clientes?
Carol - Meu sentimento é de tristeza sim, mas com esperança. Acho muito triste ver a cidade numa situação dessas, o comércio fechado, as crianças sem aulas, mas temos que pensar que é um cuidado necessário para que possamos amenizar as consequências dessa pandemia e o risco de se alastrar ainda mais. Recomendo aos clientes que não venham fazer compras acompanhados, não comprem em excesso e usem o serviço de delivery.
Serviço:
As lojas 1, 2, 3 e o Vendão do Colorado Supermercados ficam abertas das 7 às 20 horas de segunda a sábado, e das 8 às 12 horas aos domingos. A loja do shopping abre de segunda a sábado das 8 às 21 horas e aos domingos das 8 às 13 horas.

Comentários