//SAÚDE// Cidade inicia batalha contra o coronavírus



Serra Negra iniciou a semana funcionando em quarentena parcial para frear a transmissão do coronavírus e para que o sistema de saúde consiga lidar com um provável aumento de demanda nos postos de saúde e no Hospital Santa Rosa de Lima.  

As escolas públicas estaduais e privadas do município terão as atividades gradualmente suspensas a partir desta segunda-feira, 16 de março, até a suspensão completa no dia 23 de março.  A Prefeitura de Serra Negra deve divulgar ainda hoje, 16 de março, como será o sistema de funcionamento das escolas municipais.

O Serra Negra Esporte Clube mantém as atividades, mas já anunciou o cancelamento do evento, no sábado, 21 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, para evitar aglomeração. Entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil  em Serra Negra, e instituições religiosas também aderem ao sistema de quarentena.

O Viva! Serra Negra publicará boletins com o objetivo de informar a população sobre as condutas de funcionamento adotadas pelas diversas instituições. 

Confira algumas medidas já adotadas:

Escolas estaduais:  De acordo com determinação do governo do Estado de São Paulo, as escolas deverão ser fechadas a partir do dia 23 de março, segunda-feira. Esta semana, de 16 a 20 de março, a escola estará aberta e funcionando normalmente, durante a qual serão desenvolvidas atividades especiais de conscientização e orientações gerais sobre a epidemia, além de melhores práticas para proteção pessoal e familiar. As faltas não serão contabilizadas nesta semana, de modo que as famílias que conseguirem se organizar, e assim preferirem, podem deixar seus filhos em casa tranquilamente.

Nota emitida pelas instituições representativas dos professores e assinada também pela secretária de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soare, alerta ainda para que as crianças não fiquem com avós ou outros idosos, pois os mais velhos são justamente o grupo de maior risco ao vírus. Essa é uma recomendação mundial, sendo reforçada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Colégio Libere Vivere: Durante esta semana o colégio organizará atividades referentes a cuidados preventivos relacionados ao covid-19 e orientações de estudo para o período que os alunos permanecerem em suas casas. As famílias que desejarem, poderão manter seus filhos em casa, sem prejuízo de notas e faltas. O colégio divulgará boletins informativos, conforme orientação dos órgãos superiores.

Colégio Reino: Nesta semana, de 16 a 20 de março, a escola estará aberta e funcionando normalmente. Durante este período, o colégio desenvolverá atividades especiais de conscientização e orientações gerais sobre a epidemia, além de melhores práticas para proteção pessoal e familiar. As faltas não serão contabilizadas nesta semana, de modo que as famílias que conseguirem se organizar, e assim preferirem, poderão deixar seus filhos em casa. O colégio informará no decorrer da semana as abordagens que serão aplicadas enquanto a escola estiver fisicamente fechada, por prazo a ser determinado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.




OAB – 147ª subseção Serra Negra: O atendimento da Assistência Judiciária Gratuita estará suspenso a partir desta segunda-feira, 16 de março, com exceção de casos pontuais e urgentes, com retorno a ser informado oportunamente. As palestras, reuniões e eventos da subseção também estão suspensos, incluindo os já marcados. Recomenda-se ainda aos advogados que evitem comparecer às unidades judiciárias e na própria OAB.

Serra Negra Esporte Clube: A atividades seguem com a sua grade normal. Os associados serão informados sobre as medidas de prevenção e cuidados divulgadas por especialistas e autoridades nas mídias.  A entidade cancelou o Festival de Natação - Dia Mundial da Água, programado para o sábado, 21 de março, para evitar aglomeração. O espetáculo apresentado pelo humorista Geraldo Magela, previsto para dia 28 de Março, está sob a avaliação dos organizadores, que estudam sua viabilidade. A direção da instituição segue orientações da entidade representativa do setor, o Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (SindiClube).  

Centro Espírita Joana D’Arc: Todas as atividades, como palestras, grupos de estudos e reuniões mediúnicas estão canceladas esta semana, seguindo as recomendações dos órgãos oficiais. Também está cancelada a vinda do Jairo dos Santos para a região. A instituição vai acompanhar a situação da evolução do coronavírus ao longo da semana para divulgar novas informações sobre o retorno dos trabalhos.

Servidor público - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que todos os funcionários públicos do Estado com mais de 60 anos trabalharão de casa a partir de terça-feira (17). As exceções são servidores ligados à Segurança e à Saúde. As férias e as licenças dos servidores de saúde foram suspensas por 60 dias.



Comentários