//SAÚDE// Antimalárico é efetivo contra o covid-19, diz agência médica russa


A Agência Federal para Assuntos Médico-Biológicos (FMBA) da Rússia anunciou em declaração que apresentou um medicamento para tratar o coronavírus – a pandemia que tem afetado quase todos os cantos do globo, informou o serviço noticioso russo Sputnik.

A FMBA está trabalhando "em um esquema eficaz e seguro para prevenir a infecção pelo coronavírus com base na mefloquina, que não só superará o pico de incidência, mas também a controlará eficazmente no futuro", disse o serviço de imprensa.

O comunicado observa que o centro de pesquisa e produção Farmzaschita desenvolveu um esquema de tratamento levando em conta a experiência chinesa e francesa.

"A droga de alta seletividade bloqueia o efeito citopático do coronavírus em cultura celular e impede sua replicação e o efeito imunossupressor da mefloquina impede a ativação de uma resposta inflamatória causada pelo vírus. A adição de antibióticos macrolídeos e penicilinas sintéticas não só previne a formação da síndrome bacteriológica viral secundária, mas também aumenta a concentração do agente antiviral no plasma e pulmões", disse Veronika Skvortsova, chefe da FMBA.

Ela enfatizou que isso garantirá o tratamento eficaz de pacientes com covid-19 de vários graus de severidade.

Além disso, um esquema eficiente e seguro de prevenção de coronavírus está sendo desenvolvido com base na mefloquina, especificou o serviço de imprensa.

A mefloquina é um medicamento oral usado na prevenção e tratamento de malária. Foi desenvolvida na década de 1970 como análogo sintético do quinino. 

O medicamento pode provocar, como efeitos colaterais, dor de cabeça, zumbido nos ouvidos, tontura, perda de equilíbrio, problemas de coordenação, ansiedade, depressão, paranoia e alucinações ou pensamentos sobre suicídio.

Recomenda-se que pacientes não devem tomar mefloquina se tiverem histórico recente de depressão, distúrbio de ansiedade, convulsões, doença mental (como esquizofrenia) ou psicose.

No início deste sábado (28), o gabinete operacional da Rússia para prevenção da propagação do covid-19 relatou que o número de pacientes infectados com o coronavírus em território russo aumentou para 228 pessoas nas últimas 24 horas e que mais uma pessoa morreu.




Comentários