//PANDEMIA/MUNDO// Dezenas de mortos em asilos de idosos da França


A situação é alarmante na França: cerca de 150 casas de repouso da região parisiense foram atingidas pela epidemia de coronavírus. Apesar das regras de reclusão máxima impostas aos residentes, dezenas de mortes vêm ocorrendo nos últimos dias e devem se multiplicar nas próximas semanas. Segundo o presidente da Federação Hospitalar da França, Frédéric Valletoux, não há um número preciso de mortes nas milhares de casas de repouso do país. Em entrevista à FranceInfo, ele indicou que, até o momento, estima-se que entre 100 e 150 dos 700 estabelecimentos que acolhem idosos na região parisiense foram atingidos pela epidemia de coronavírus, causando "várias dezenas de mortos".

ESTADOS UNIDOS

Washington fechada

A prefeitura de Washington determinou que todas as empresas não essenciais da capital norte-americana fechem por um mês, devido ao surto do novo coronavírus. "O decreto requer o fechamento temporário da operação no local de todas as empresas não essenciais e proíbe reuniões de 10 ou mais pessoas", informou o gabinete da prefeita Muriel Bowser em comunicado. Os Estados Unidos (EUA) registraram na quarta-feira (25) 1.031 mortes causadas pelo novo coronavírus, de acordo com dados da Universidade norte-americana Johns Hopkins. São 68.572 casos da doença, o que coloca o país em terceiro lugar, logo atrás de Itália e da China, em relação ao número de infectados. Algumas horas antes, o número de mortes era 827. 

ARÁBIA SAUDITA

Toque de recolher

A Arábia Saudita registrou a segunda morte pelo novo coronavírus e endureceu o toque de recolher de âmbito nacional na quarta-feira (25), proibindo a entrada e a saída da capital Riad e das cidades sagradas de Meca e Medina, além da circulação entre todas as províncias. As ordens, aprovadas pelo rei Salman e publicadas pela mídia estatal, incluíram o início do toque de recolher de três cidades das 19h para as 15h a partir desta quinta-feira (26). 

ITÁLIA

Desaceleração

O número de mortes causadas pelo novo coronavírus na Itália subiu na quarta-feira para 7.503, mas o aumento registrado nas últimas 24 horas, de 683, mostra uma desaceleração em relação ao dia anterior, quando 743 morreram. O total de casos de covid-19 chegou a 57.521, 3.491 a mais do que na segunda-feira, e o ritmo de contágio sofreu redução pelo quarto dia consecutivo, de acordo com dados divulgados pela Defesa Civil. 


ALEMANHA

Encontros proibidos

A Alemanha ampliou as restrições ao contato social para tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. O país proibiu interações que envolvam mais de duas pessoas em espaços públicos. A medida prevê uma exceção para quem mora na mesma residência. Alternativa à quarentena total adotada em alguns países europeus, a medida foi acertada entre a chanceler federal Angela Merkel e governadores estaduais em conferência por telefone. A proibição ficará em vigor por no mínimo duas semanas. 

ESPANHA

Menos mortos

A Espanha registrou 655 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número menor do que as 700 de quarta-feira, informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (26), enquanto o total de fatalidades no país ultrapassou 4 mil. O número total de casos de coronavírus subiu de 47.610 para 56.188 na quarta-feira. As mortes causadas pelo vírus subiram para 4.089, ante as 3.434 de quarta-feira, informou o ministério.

IRÃ

Todos em casa

O Irã registrou mais 157 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, disse o porta-voz do Ministério da Saúde, Kianush Jahanpur, à televisão estatal nesta quinta-feira (26), elevando o total de fatalidades a 2.234 na República Islâmica. “O número de novos casos de infecção foi 2.389 nas últimas 24 horas”, afirmou Jahanpur, pedindo que os cidadãos do Irã permaneçam em casa. O país já soma 29.406 casos confirmados de covid-19.

CHINA 

Ajuda global

A China prestou assistência a 89 países e quatro organizações internacionais para lutar contra o novo coronavírus, informou a Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da China nesta quinta-feira (26). Uma nova rodada de programas de implementação de ajuda está sendo preparada, anunciou Deng Boqing, vice-chefe da CIDCA, em uma coletiva de imprensa realizada em Beijing. "A assistência externa contra o vírus da China é a operação humanitária de emergência mais intensiva e abrangente desde a fundação da República Popular da China em 1949", disse Deng. Médicos chineses e suprimentos foram enviados para 28 países asiáticos, 16 europeus, 26 africanos, nove da América e 10 países do Pacífico Sul.

Casos importados

A China ainda está sob grande pressão na prevenção da propagação da doença causada pelo novo coronavírus, pois 23 regiões de nível provincial relataram casos de infecção importados, disse nesta quinta-feira (26) Mi Feng, da Comissão Nacional de Saúde. Devem ser feitos preparativos de prevenção e controle de longo prazo, informou Mi em uma entrevista coletiva. Até o fim da quarta-feira, um total de 541 casos importados foi registrado, segundo ele. Nenhum novo caso transmitido no país foi relatado na quarta-feira.

Vacinas

A China intensificou a cooperação internacional na pesquisa e desenvolvimento de vacinas contra a doença do novo coronavírus, disse na quinta-feira Xu Nanping, vice-ministro da Ciência e Tecnologia. As vacinas são fundamentais para o combate à epidemia e são a escolha certa para realizar a cooperação internacional, pois o desenvolvimento de vacinas é difícil e enfrenta muitas incertezas, disse Xu em uma coletiva de imprensa.

Comentários