//PANDEMIA// Alunos da rede municipal terão atividades para fazer em casa


Para manter os alunos da rede pública municipal de ensino ativos, em casa, durante o período de isolamento social em função do novo coronavírus (covid-19), as coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Serra Negra, Gláucia Felipi, Daniela Andreatti e Vanessa Petroli, prepararam uma série de atividades como sugestão para os pais trabalharem com filhos em casa nos próximos dias.

As atividades são alinhadas com as competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). As coordenadoras orientam os pais a organizar as atividades sempre no mesmo horário. O espaço ideal deve ser tranquilo, claro, arejado e, de preferência, ambientado para que a atenção da criança se volte para atividades. É sugerido deixar sempre à mão revistas, livros, jornais, tesouras, cola, lápis variados, papéis diversos etc. “A criança precisa se sentir feliz e segura nesses dias em que estamos todos vivendo uma rotina diferente, ainda que temporária”, comentam.

Na cartilha, constam inclusive sugestões de rotinas durante o isolamento e como ensinar a lavar as mãos de forma lúdica e criativa.



Entre as sugestões de propostas de atividades e brincadeiras que podem ser realizadas nos próximos dias para os alunos de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I estão brincar de fazer caretas na frente do espelho; jogo “o mestre mandou”; brincadeiras com mímicas; amarelinha; afunda e flutua; labirinto; estátua; elefantinho colorido; continuação de história; massa de modelar, entre outras propostas.

Também são indicados livros e filmes com histórias infantis.

Para o 1º ano do Ensino Fundamental I, além dessas atividades, são sugeridos desenhos; atividades com recortes de jornais e revistas; autoconhecimento; experimentos divertidos; jogo da memória; bingos de letras e números e memória das rimas.

Confira os detalhes nos documentos no site. Clique aqui.

Site infantil

O site infantil Divertudo apresenta centenas de jogos, brincadeiras, histórias, adivinhas e vídeos, entre outras atividades paradidáticas, com foco no público infanto-juvenil.

Ele pode ser acessado aqui

Comentários