//IMPRENSA// Casa da Cultura promove debate sobre "fake news"


As "fake news", como ficaram conhecidas no Brasil as notícias falsas, passaram a ser, com o surgimento das redes sociais na internet, uma das mais poderosas armas de propaganda em massa. Elas têm um poder devastador, pois atingem milhões de pessoas em questão de minutos, perduram por tempo indeterminado na rede de computadores e raramente seus autores são identificados para que sejam submetidos a providências legais.

Mesmo em Serra Negra, uma cidade pequena, as fake news já se incorporaram na disputa política: páginas no Facebook supostamente criadas para a prestação de serviço, por exemplo, são pródigas em espalhar notícias falsas, disseminando mentiras e boatos, além de difamar e caluniar pessoas e instituições, num evidente propósito eleitoreiro.

O fenômeno das fake news e outras questões ligadas ao jornalismo praticado no Brasil atualmente serão debatidas na roda de conversa deste sábado, 14 de março, promovida pela Casa de Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.


O debate está previsto para começar às 16 horas, coordenado pelo jornalista Carlos Motta (ex-Estadão e Valor Econômico, editor do portal noticioso Viva! Serra Negra).

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari fica na Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro. 

A programação da Casa para março prevê ainda, no 21, sábado, às 16 horas, uma palestra do enfermeiro Cauã Alves sobre  os cuidados com o coronavírus (Covid-19), e no sábado seguinte, dia 28, a exibição do filme  "Democracia em Vertigem" (documentário, 121 min), com direção de Petra Costa, que foi indicado ao Oscar 2020, com pipoca e refrigerante grátis.

Todas as atividades de março da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari são gratuitas e abertas para a população em geral.


Comentários