//CULTURA// Projeto mapeia patrimônio do Circuito das Águas Paulista


Uma equipe completa de profissionais em audiovisual está colocando em prática um projeto inédito, diferenciado e dotado de tecnologia, proposto pelo prof. dr. Hermes Renato Hildebrand, da Unicamp, e aprovado pelo ProAC-Editais 2019. O projeto vai beneficiar informações de patrimônios materiais e imateriais, que compõem cidades do Circuito das Águas Paulista, envolvendo pontos turísticos e patrimônios históricos das cidades. 

Intitulado Códigos da História, o projeto começa com a realização de uma Exposição de Artes Visuais em Amparo-SP, prevista para junho, gratuita, que ficará disponível à comunidade de Amparo e região por um período de 20 dias, em local fixo e, posteriormente, estará disponível em escolas e/ou bibliotecas em cidades que fazem parte do Circuito das Águas. 

A exposição contemplará fotografias que terão códigos (QR Code) afixados, que redirecionarão os visitantes para um site que abrigará vídeos sobre os patrimônios de cidades do interior. Cada foto exposta conterá um código QR Code, contendo o vídeo feito pela equipe de produção.

As gravações dos vídeos já tiveram início, com as cidades de Holambra, Jaguariúna, Águas de Lindoia, Lindoia, Socorro, Pedreira, Serra Negra e Amparo.

Além da exposição, o projeto contempla a colocação de placas contendo o QR Codes nos patrimônios que serão exibidos nos vídeos. Assim, qualquer pessoa que estiver passando e quiser saber mais sobre a história daquele local, será orientado (via informações contidas nessas placas), para instalar o aplicativo no celular e acessar o conteúdo daquele e de outros patrimônios históricos.

A equipe de produção é composta pelos profissionais Priscila Juliê, Rafael Piffer, Gustavo Dalto, Manoela Perez, Amauri Nora e Aloir Nora. O aplicativo e o site estão sendo desenvolvidos por Daniel Paz de Araújo. Além da proposição, o projeto também recebe a coordenação do professor Hermes Renato Hildebrand.

O projeto terá como contrapartidas:

Acesso gratuito à exposição fixa e às itinerantes;
Acesso gratuito a todo material publicado no site do projeto;
Formação: 2 Oficinas gratuitas, com duração de 4 horas cada, sobre como produzir vídeos sobre cultura, formas de uso das ferramentas (QR Code e aplicativo), em escolas, bibliotecas e locais que a equipe identificará que são relevantes para o sucesso da difusão da informação.  

Acompanhe as ações do projeto Códigos da História pelo facebook: codigosdahistoria.

Comentários