//ASSISTÊNCIA SOCIAL// Mensagem sobre Bolsa Família é golpe


A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Serra Negra está alertando a população para um golpe que está sendo realizado via WhatsApp em mensagens enviadas aos beneficiários do Bolsa Família.

A mensagem diz que “todos os beneficiários têm direito ao saque no valor de R$ 470,00 para comprar produtos de limpeza e máscaras para prevenir o coronavírus com agendamentos liberados até 18/03/2020”, o que não é verdade.

Os beneficiários do Bolsa Família não devem clicar em nenhum link desses e ceder as informações que os golpistas pedem.

O valor do Programa Bolsa Família é variável e cada família recebe um quantia diferente. O valor médio do benefício em Serra Negra é de R$ 144,25 por família.

O Cartão Bolsa Família é o principal meio de saque dos benefícios. Com esse cartão, as famílias podem sacar os benefícios somente nos seguintes locais:

- Agências da Caixa Econômica Federal;

- Caixas eletrônicos da Caixa;

- Casas Lotéricas;

- Comércios credenciados pela Caixa, como padarias, mercados e outros. Esses locais são identificados com a marca “Caixa Aqui”.


Se o beneficiário quiser, pode abrir uma conta corrente simplificada na Caixa para o recebimento dos benefícios. Neste caso, o saque será feito com o cartão Conta Caixa Fácil, nos mesmos locais em que usaria o Cartão Bolsa Família.

Se o beneficiário estiver sem o cartão, o saque pode ser feito com a guia avulsa de pagamento, mas somente nas Agências da Caixa.

Em qualquer situação, para sacar o benefício é necessário levar um documento oficial de identificação, que pode ser a carteira de identidade (RG), a carteira de motorista (CNH) ou a Carteira de Trabalho.

Canais oficiais de atendimento:

Central de Atendimento do MDS (0800 707 2003) ou com a Ouvidoria da Caixa (0800 725 7474).

Para maiores informações, disponibilizamos também o contato do CRAS: 19 3892-4790

Aplicativo oficial do Programa Bolsa Família:

Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.bolsafamilia

App Store: https://apps.apple.com/us/app/bolsa-familia-caixa/id1036174679

É Importante ressaltar que não deve ser cedida nenhuma informação pessoal em qualquer página da web visando o Bolsa Família e apenas os técnicos do CRAS possuem meios de acesso ao sistema de Cadastro Único que dá acesso ao Bolsa Família.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda relacionado ao cumprimento de condicionalidades que promovem acesso a direitos básicos de saúde, educação e assistência social. Dessa forma, busca promover a segurança alimentar e nutricional, além do desenvolvimento saudável de crianças e gestantes.

Comentários