//SAÚDE// Carreta para mamografia gratuita fica até sábado na cidade


A Carreta Mulheres de Peito, unidade móvel do governo do Estado, estará na cidade até sábado,15 de fevereiro, realizando mamografias gratuitamente. Ela está estacionada no Centro de Convenções, disponibilizando 50 senhas por dia, das 8 às 18 horas.

No sábado, dia 15, o atendimento será das 8 às 13 horas, com 25 senhas apenas.  De acordo com o encarregado, Edvaldo Cunha, o cartão do SUS é obrigatório. “Tanto para o cadastro da paciente, quanto para prestar contas e porque, se houver alguma alteração no exame, a Secretaria Estadual de Saúde precisa ter esse registro no cadastro do usuário, para que o atendimento ocorra o mais rápido possível”.

Mulheres acima de 50 anos não precisam apresentar o pedido médico, apenas o Cartão SUS e documento de identidade. Mulheres de 35 a 49 anos devem levar o pedido médico, além do Cartão SUS e RG.  

A equipe de Edvaldo conta com duas técnicas em radiologia, Emiliana Policarpo e Denise Cerruti, e uma atendente, Mirim Menczigae. Primeiro elas preenchem a ficha de cadastro, informando dia e hora para retirada do exame, depois, em outra sala, as técnicas refazem a checagem do cadastro e o preenchimento do Questionário Anamnese (que detalha todo o diagnóstico da paciente como, por exemplo, se teve casos na família) e, em seguida, realizam o exame em uma sala climatizada e com um mamógrafo de última geração. “O resultado sai em dez dias úteis e poderá ser retirado na Secretaria Municipal de Saúde”, informa o encarregado.

A Carreta percorre os municípios paulistas ininterruptamente e tem como objetivo a conscientização das mulheres em relação à prevenção do câncer de mama que, segundo o Ministério da Saúde, é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. “Estivemos em Serra Negra em 2017 e muitas das mulheres que estamos atendendo estiveram aqui da outra vez. Isso demonstra que elas são atentas, precavidas e se preocupam em realizar o exame”, acrescenta Edvaldo.


Comentários