//POLÍTICA// O desafio do prefeito: "Que alguém diga que pedi ou recebi um centavo"

Ferraresso presta contas ao vereadores: Samu chega este ano à cidade

O prefeito de Serra Negra, Sidney Ferraresso (DEM), acompanhado do vice, Rodrigo Magaldi (DEM), e todo o secretariado, esteve na Câmara Municipal na noite de segunda-feira, 3 de fevereiro, para apresentar as realizações da prefeitura e as perspectivas para 2020.

Ferraresso afirmou que o município investirá neste ano mais de R$ 11 milhões em obras, e que as áreas de educação, esporte, turismo, meio ambiente e serviços, entre outras, continuarão avançando. E na saúde, informou que está bem encaminhada a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 em Serra Negra ainda este ano.

Entre as obras previstas para 2020,  o prefeito destacou como principais as revitalizações do Alto da Serra, do Parque Fonte São Luiz, além da sinalização turística, com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), a pavimentação de 30 ruas no Loteamento Nova Serra Negra, por meio de um financiamento com a Caixa Econômica Federal, entre outros diversos asfaltamentos e recapeamentos. Ferraresso falou também sobre a reforma das praças John Kennedy, João Zelante, Nossa Senhora do Rosário e Convívio Serrano e do Estádio Municipal Antônio Barbosa Pinto da Fonseca (Barbosinha), em andamento, e a construção de uma unidade de Saúde no Loteamento Parque Fonte São Luiz.

Sobre a iluminação pública, ele  reforçou que foram providenciadas extensões de rede com novos pontos de luz em diversos bairros e substituídas em todo o município mais de 500 luminárias de sódio por LED, que apresentam melhor luminosidade e redução no consumo de energia. Ele destacou ainda que neste ano continuarão sendo realizadas obras de iluminação pública, sempre com instalação de lâmpadas LED.

Ainda a respeito das obras, o prefeito enumerou como conquistas importantes e já concluídas as reformas e revitalizações do Centro Esportivo Dr. Mário Pereira dos Santos, o Discão, do Monumento ao Cristo Redentor, da Praça Ângelo Zanini, o Complexo Esportivo do Campo do Sete, e da Parque Represa Dr. Jovino Silveira, a  Barragem.

Na área de serviços públicos, Ferraresso ressaltou o trabalho dos servidores da Garagem Municipal na manutenção da cidade, principalmente na prevenção às enchentes, com uma frota renovada, graças a um financiamento com a Caixa aprovado pelos vereadores.

O prefeito informou  que diversos veículos novos foram adquiridos e destinados à área da saúde para o transporte de pacientes na cidade, para outros municípios e a Barretos, onde há um hospital para tratamentos oncológicos, e destacou a implantação do SAMU 192. 

“Temos muitos turistas de cidades maiores, como Campinas e Santos, e o pessoal está acostumado a contar com o Samu, se preciso, e sempre perguntam a nós se temos esse serviço. Nossa secretária de Saúde tem participado de reuniões e já fizemos todos os levantamentos, ainda este ano teremos o Samu em Serra Negra.”



A qualidade do ensino, com diversos projetos pedagógicos, como a introdução de tablets no aprendizado dos alunos, a infraestrutura e a merenda nas escolas foram destacados pelo prefeito , assegurando que a educação pública do município é uma das melhores do Estado e até do país.

A respeito do meio ambiente o prefeito citou vários avanços e destacou entre os principais a terceirização de 2/3 da coleta de lixo, o que elevou a eficiência no serviço, a adoção da coleta seletiva de lixo para reciclagem a partir deste ano, e a permuta que garantiu ao município ficar com a totalidade da Mata dos Fróes, uma área verde de 50 mil m² no centro da cidade, preservando uma mata nativa em benefício principalmente das futuras gerações.

O aprimoramento de eventos tradicionais no município, como o Festival de Inverno, e a realização de inúmeras atividades da Secretaria de Turismo renderam uma exposição midiática inédita ao município em 2019, segundo Ferraresso, principalmente pela presença da TV Band Campinas por 50 dias durante o Festival de Inverno, numa parceria com os comerciantes,  e por várias reportagens feitas por outras emissoras durante todo o ano.

O prefeito destacou que tem procurado fazer o máximo pela cidade sem aumentar impostos, apenas com o reajuste de IPTU de acordo com a inflação, o que é obrigatório por lei, para não incidir em renúncia de receita. No transporte coletivo também não houve aumento de passagem. Além disso, o 13º salário dos servidores públicos municipais foi antecipado, informou, bem como o salário de dezembro, pago no dia 30 de dezembro, quando a obrigação é pagar no quinto dia útil de janeiro.

Outra prioridade da administração realçada pelo prefeito foi a de oferecer o maior número possível de modalidades esportivas à população de todas as faixas etárias, além do futebol, principalmente depois da reforma dos equipamentos esportivos, que possibilitam a realização de diversos eventos.

Ferraresso fez questão de destacar aos vereadores a sua honestidade. “Desafio a população, as empreiteiras ou quem trabalhou para a prefeitura que digam se o prefeito pediu um centavo ou se deu um centavo. Quem faz esse desafio tem de ser muito honesto. Não sei se muitos prefeitos podem fazer. Eu faço aqui. Faço um desafio público, se alguém um dia foi lá e deu um centavo para mim ou para o Magaldi. Nossa administração é feita com honestidade, trabalho sério. Sabemos que ninguém é eterno, mas estamos fazendo a nossa parte”, disse. 



Comentários