//COMUNICAÇÃO// As "fake news" proliferam em Serra Negra


Salete Silva

A quantidade de publicações mentirosas e com a nítida intenção de enganar e manipular a informação, publicadas por páginas políticas e compartilhadas sem o menor questionamento de seu conteúdo pelos serranos, cresceu vertiginosamente na cidade nas últimas semanas.

O Viva! Serra Negra não saiu ileso. O portal foi vítima e sofreu insinuações de que seus editores seriam autores de uma página anônima que teria como objetivo criar intrigas e dividir os pré-candidatos e políticos da oposição serrana.

O autor do blog de onde partiu a insinuação contra o Viva! Serra Negra fez uma retificação, sem, no entanto, dar muitos detalhes sobre o texto que, segundo ele, não tinha intenção de vincular o portal de notícias à tal página política anônima.

As fake news e os ataques mentirosos ganham mais força ainda e recebem inúmeros compartilhamentos quando provocam pânico e reações irracionais na população.

Os administradores dessas páginas se utilizam para isso de imagens, algumas das quais até consideradas pornográficas, além de se valer de informações falsas e temas que atingem diretamente a sexualidade das crianças, às famílias, a moral e a tradição.

Espalhar a mentira dessa forma é tarefa fácil e o objetivo é um só: manipular a informação e a opinião pública a favor de uma proposta política e ambição de poder.

Fragilizado pela desinformação e pelo processo de desestruturação das famílias, que se agrava em períodos de crise econômica tão prolongado e sem perspectivas de melhora no curto prazo, o cidadão cai fácil nessa armadilha.

Serra Negra é uma cidade de apenas 28 mil habitantes. Ainda assim não é tão fácil conferir se a notícia procede ou não. Não é fácil escapar da manipulação da opinião pública ainda mais em ano eleitoral.

Não é fácil sequer desmentir fofocas e mentiras que destroem famílias e que provocam prejuízos irreparáveis às pessoas.

Antes de compartilhar, comentar, destilar ódio, julgar - mesmo que seja uma informação política da qual compartilha da mesma opinião – é necessário conferir sua veracidade em especial se ela parte de páginas, sites e blogs com interesses escusos.

Ao contrário do que alguns costumam repetir em suas postagens, o objetivo não é o “bem maior de Serra Negra”, mas a conquista do poder político local com o linchamento dos adversários.

As fake news, a difamação e a distorção das informações podem ter consequências graves como ocorreu em casos que se tornaram notórios no país, entre os quais o linchamento de uma dona de casa em 2014, na cidade de Guarujá, litoral do estado de São Paulo, e o da Escola Base, em São Paulo, em 1994, que destruiu uma família.  



Comentários