//COMÉRCIO// Movimento médio, expectativa alta

Machado, da Acia: feriados prolongados vão ajudar neste ano


Salete Silva

As vendas de Natal e o movimento no comércio e rede hoteleira nas férias de verão e o início de 2020 praticamente empataram com igual período do ano passado, mas as expectativas para o turismo de Serra Negra este ano são mais positivas, segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia), José Luiz Gomes Machado. Sua avaliação foi feita com base em consulta realizada entre empresários associados da Acia.  

A ocupação dos hotéis para o Carnaval até a terça-feira, 18 de fevereiro, ele informa, alcançava cerca de 70% dos leitos oferecidos pela rede hoteleira do município. As informações obtidas entre os empresários indicam, na avaliação de Machado, que o movimento no comércio e nos hotéis de Serra Negra, no primeiro bimestre do ano, ficou pouco acima do registrado em igual período de 2019.

O Carnaval no ano passado caiu no mês de março. Com isso, a ocupação hoteleira atingiu em fevereiro um dos níveis mais baixos dos últimos anos, obrigando muitos hotéis a dar férias coletivas aos funcionários.

Embora as informações obtidas entre os empresários não sejam tão animadoras, Machado prevê que 2020 terá uma economia local mais aquecida do que em 2019.

“Um levantamento feito pela Acia no período de Natal e férias indica que muitos lojistas tiveram um acréscimo pouco significativo em relação ao ano anterior”, afirma.

O movimento abaixo das expectativas dos empresários, em especial no Natal, ele avalia, se deve a dois fatores. Um deles é a concorrência com as vendas online.  

“As pessoas têm maior comodidade e facilidade de compras pela internet”, afirma. O outro fator foi a Black Friday em novembro. Boa parte dos consumidores aproveitou a promoção para antecipar compras natalinas.  

O 26º Congresso Estadual da Apeoesp, o Sindicato dos Professores do Ensino Público do Estado de São Paulo, primeiro grande evento realizado na cidade este ano, trouxe ao município cerca de 2 mil professores e contribuiu, segundo Machado, para aquecer a economia local. A vantagem da Apeoesp, ele avalia, é que é um evento programado com antecedência.

Nos próximos dias de Carnaval, o turismo serrano deverá se beneficiar não só do movimento de turistas que permanecem mais tempo na cidade e se hospedam por aqui, mas também do público de cidades vizinhas. 

“A aposta da cidade é também na proximidade de grandes centros, como São Paulo e Campinas, além de suas regiões metropolitanas, o que possibilita atrair o público que pretende permanecer por vários dias e também, o famoso bate-volta, turismo de um dia, principalmente agora no Carnaval”, afirma.

O maior número de feriados prolongados em 2020, ele aponta, é uma das razões da previsão de um ano mais aquecido. Além de ano bissexto, ou seja, com 366 dias, este ano terá nove feriados prolongados.

As datas nacionais devem cair em sextas-feiras, segundas, terças ou quintas, passíveis de emendas com o fim de semana. Em 2019, houve cinco feriados estendidos, metade do que está previsto para 2020. “Serra Negra é favorecida por feriados prolongados porque é um destino perfeito para ser visitado em qualquer época do ano”, afirma.

Machado, no entanto, faz um alerta aos comerciantes para que haja maior união entre os empresários do setor. Ele chama atenção ainda do comércio para a necessidade de criar diferenciais que tornem as lojas mais atraentes aos turistas.

“Os comerciantes poderiam se unir mais, tornar sua empresa o melhor lugar para o cliente comprar, criando ambientes e um atendimento diferenciado”, conclui.



Comentários